As instituições educacionais têm implementado estratégias que melhoram o ensino em todos os seus níveis. O investimento na compra de softwares e hardwares de alta capacidade é essencial para os professores oferecerem ensino inovador e que promova o desenvolvimento socioeconômico.

A maneira de fornecer ensino está mudando radicalmente. Atualmente, a educação a distância está muito comum, por meio de videochamadas de alta qualidade e de plataformas de aprendizado online bem projetadas. Aplicando Inteligência Artificial na educação, é possível criar programas de computação precisos para que estudantes e professores sejam mais produtivos.

Inteligência Artificial na educação e inovação

Faculdades e universidades lidam com uma grande quantidade de dados. Portanto, requerem Inteligência Artificial e o uso de dispositivos eficientes e atualizados.

Ainda, a automação de processos é também essencial para que as instituições de ensino reduzam custos e simplifiquem os processos de aprendizagem e, principalmente, façam uso inteligente dos seus dados.

A Inteligência Artificial tem um papel decisivo na inovação do ensino. Além dos aspectos de performance, ela contribui para o aprimoramento estrutural do setor. Afinal, por meio de uma análise precisa dos dados, as empresas do setor educacional podem medir a satisfação dos estudantes e a qualidade da educação fornecida. Os dados analisados são levados em consideração na tomada de decisões de negócios. Portanto, a Inteligência Artificial é um investimento que gera rentabilidade futura.

Vamos ver a seguir alguns dos benefícios da inteligência artificial aplicada à educação:

Estimular a aprendizagem

A missão fundamental das instituições de ensino é que os alunos possam aprender em um ambiente saudável e seguro. faz parte desse contexto que a qualidade educacional seja baseada em tecnologia moderna.

A Inteligência Artificial na educação possibilita conhecer melhor o perfil dos alunos e suas necessidades. Graças a isso, é possível criar planos e atividades educacionais eficientes e inovadoras que permitam que os alunos aprendam de maneira prática e teórica ao mesmo tempo.

Facilitar o ensino

Com o apoio de tecnologia de ponta, os professores podem ter mais tempo para realizar outras tarefas, como pesquisa e desenvolvimento de metodologias educacionais cada vez melhores, inclusive com tratamento mais individualizado a cada aluno.

Os algoritmos de IA são capazes de pontuar questionários, identificando os segmentos de alunos com maiores problemas ou os tópicos que geram dificuldades para mais estudantes. Isso dá aos professores mais tempo e informação para programar conteúdos adequados e oferecer ensino de mais qualidade e adaptado ao perfil de suas turmas.

Medir o desempenho dos alunos 

Os métodos tradicionais de avaliação da educação são eficazes na análise do comportamento do aluno, mas a Inteligência Artificial vai ainda mais longe. Por exemplo, podendo calcular com que frequência os estudantes procuram aconselhamento educacional, é possível determinar que uma porcentagem do corpo docente pode estar tendo algum tipo de problema em relação à sua performance; ou ainda, se existem fatores externos que influenciam o desempenho acadêmico de um grupo de estudantes.

Além disso, existem softwares capazes de medir a evolução de alunos, e prever se eles podem abandonar o ensino médio ou faculdade em um determinado período.

Perspectivas para a Inteligência Artificial na educação

A Inteligência Artificial permite que as instituições de ensino sejam mais competitivas e que possam fornecer educação de alta qualidade. Isso se dá por meio de programas de estudo eficientes, sistemas educacionais online e mesmo estratégias de marketing digital adaptadas ao público-alvo.

muito mais aplicações da Inteligência Artificial para educação em desenvolvimento, incluindo mentoria para alunos, criação de conteúdo inteligente e novos métodos de desenvolvimento pessoal para educadores por meio de conferências globais virtuais. Ainda, os aplicativos baseados em Inteligência Artificial podem analisar uma enorme quantidade de informações, oferecendo aos usuários materiais de aprendizado cada vez mais personalizados.

Este é um movimento ainda em seus primeiros estágios, mas há um grande leque de possibilidades. À medida em que novas necessidades e ideias surgem, o setor educacional adota novas ferramentas para o aperfeiçoamento – e a Inteligência Artificial certamente tem muito a contribuir!