A maioria das empresas possui uma ampla variedade de dados, que permitem gerenciar melhor todos os recursos de negócios, tendo em conta as diferentes fontes de informação que vem de cada uma das áreas de trabalho.

Todas elas devem atuar em conjunto para que a organização atinja seus objetivos estratégicos atuais e futuros. Acontece que, muitas vezes, esses dados estão desconexos – o que não permite o uso adequado dos mesmos para avaliações estratégicas como a análise prescritiva.

Ter acesso e aplicar a análise prescritiva como recurso estratégico é uma ótima razão para trabalhar dados adequadamente. Afinal, a análise prescritiva gera conhecimento exponencial que permite às organizações não apenas prever o que vai acontecer. Também permite que tenham mais informação sobre as situações de negócios que estão gerando determinados comportamentos. Além disso, ela é capaz de recomendar o que fazer em cada situação e torna possível mensurar o impacto de decisões tomadas em diferentes cenários.

A análise prescritiva é baseada principalmente em inteligência artificial. Ela tem como característica oferecer uma imagem clara, por meio de simulações ou projeções estatísticas/matemáticas. Estas snao ideais para que as empresas possam ampliar sua eficiência comercial, melhorar a logística industrial, contratar pessoal mais qualificado, expandir a capacidade instalada, implementar novas estratégias para promoção capaz de aumentar as vendas, entre muitas outras possibilidades de resultados.

Veja a seguir as principais aplicações da análise prescritiva (e suas vantagens!):

Atender melhor a uma futura demanda

Com a análise prescritiva, a empresa pode, por exemplo, fazer as melhores escolhas para definir os canais de distribuição mais adequados. Também pode antecipar a visão de futuras necessidades – um aumento na demanda pode indicar que as empresas devem comprar mais máquinas e contratar mais funcionários. Vamos tomar como exemplo o setor de saúde: ele se beneficia muito da análise prescritiva. Clínicas e hospitais podem considerar dados como crescimento populacional, sazonalidades e as doenças que mais afetaram ou afetarão a população nos próximos anos para definir ações, mudanças estruturais e medidas preventivas

Melhorar continuamente a oferta

Empresas dedicadas a oferecer uma variedade de produtos ou serviços podem utilizar inteligência artificial para saber quais são os preferidos pelos clientes. Isso é ideal para que as empresas possam desenvolver campanhas de marketing mais assertivas e com maior potencial de gerar lucratividade. Já a indústria de saúde pode aprimorar seus serviços e expandir sua atuação para novos mercados. Uma informação ambiental relevante como o fato de que as pessoas estão cada vez mais abertas a optar por consultas médicas em casa e consultas online, pode indicar uma opção de estratégia de negócios para especialistas que desejam ser mais competitivos no mercado.

Planejar ações em caso de possíveis falhas

A análise prescritiva também pode recomendar ações para o caso de falha de equipamentos ou de processos. Em outras palavras, definir antecipadamente o que pode ser feito caso determinado insumo não esteja operando adequadamente (e nós sabemos que recursos perfeitamente funcionais são são essenciais para manter a oferta em condições de atender às necessidades dos clientes). Novamente no nosso exemplo, o setor de saúde, deve existir um plano estratégico adequado para manutenção preventiva a equipamentos utilizados no atendimento ao paciente, ou para contingências relacionadas à falta de pessoal disponível. Manter a oferta de produtos e serviços em altos níveis de qualidade favorece a imagem de marca e a competitividade.

Atuar junto aos clientes inadimplentes

A inteligência artificial proporciona visão clara e completa do comportamento de clientes quanto à a pontualidade nos pagamentos e os hábitos de compra. A partir de panoramas como estes, a análise prescritiva se torna fundamental para as empresas avaliarem corretamente como manter sua solvência financeira e também determinar ações a tomar. Para manter  a sustentabilidade do negócio a empresa poderá adotar ferramentas de inteligência artificial que detectem, de forma preditiva, a possibilidade de inadimplência por parte de seus clientes. Dessa forma, é possível antecipar ações que mitiguem perdas financeiras e problemas de caixa, dando sequência equilibrada em sua gestão. 

As empresas têm hoje a opção do uso da inteligência artificial para serem mais produtivas. A  análise prescritiva materializa o impacto da IA, minimizando perdas e maximizando possibilidades de performance e resultados. Afinal, tomar as melhores decisões, antecipar desafios e melhorar processos continuamente fazem toda a diferença para oferecer produtos e serviços com cada vez mais qualidade!