Toda empresa tem um patrimônio de dados, que pode trazer informações valiosas para o negócio e para a estratégia. No entanto, muitas vezes encontramos um cenário preocupante: esse patrimônio não é aproveitado plenamente, e o que os dados contam não contribui para os resultados que a organização busca.

Falar de dados no contexto estratégico não é novidade. Desde que existe o conceito de negócio, o bom uso da informação disponível sempre fez a diferença para os resultados. A evolução da tecnologia e das organizações só tornou tudo um pouco mais rico: hoje, o conceito de Big Data é uma realidade, e nos deparamos com desafios (e desencontros) que vêm junto com ele:

  • Nosso patrimônio de dados está bem organizado?
  • A empresa tem ferramentas práticas para usar os dados estrategicamente?
  • A informação chega aos decisores e ao time de uma forma que pode ser convertida em decisões e ações efetivas, que vão refletir em performance e resultados?

Sabemos que os dados têm muitas respostas. Mas afinal, quais são as perguntas que eles precisam responder? Mais do que ter dados, é preciso fazer as perguntas certas a eles. Isso é essencial para evoluir na Jornada de Dados; para que a empresa seja, de fato, uma organização data driven. Em outras palavras, para que os dados impulsionem o sucesso!

Vamos falar agora de alguns pontos importantes sobre o manejo e o uso de dados para que eles se transformem em conhecimento acionável –  ou seja, aquele que realmente pode ser aplicado aos objetivos de negócio da organização.

Estratégia de dados e estratégia de negócios

Embora os desencontros na utilização pela dos dados normalmente sejam atribuídos a “fatores problemáticos” pontuais – como pessoas, ferramentas ou processos – a verdade é que esses são apenas sintomas de uma questão maior: falta definir corretamente uma estratégia de dados.

Para evoluir na jornada de dados – a partir de qualquer ponto de maturidade! – é indispensável uma estratégia de dados consistente e alinhada à estratégia de negócios. A estratégia de dados precisa sistematizar, ordenar e priorizar as principais necessidades do negócio e deve estar profundamente conectada aos objetivos específicos de cada organização.

Perguntas de negócio

Antes de mais nada, é preciso saber o que é realmente prioritário para a empresa. Aqui entra o conceito de perguntas de negócio – elemento fundamental no uso proveitoso dos dados. Essas questões-chave, quando endereçadas, vão direcionar ações disruptivas para a aceleração de resultados. Normalmente são poucas, mas muito poderosas: indicam as necessidades de informação relacionadas aos objetivos da empresa – aquilo que é mais relevante em termos de impacto no negócio.

Assim, estamos falando dos principais desafios que poderão ser resolvidos com base em dados. Aquilo que vai fazer com que eles contem histórias de resultados exponenciais na organização. 

Os pilares que sustentam a evolução data driven

É fato: as organizações que evoluem continuamente em sua jornada data driven contam com os dados para responder aos seus desafios de negócio. E contam também com uma visão clara dos pilares que sustentam esse cenário virtuoso:

  • Tecnologia: o elemento mais tangível. Mas sozinha, ela não vai resolver; por isso mesmo deve ser bem construída, integrada em recursos e ao dia a dia das pessoas e flexível, para que se possa adaptar processos e procedimentos continuamente às mudanças
  • Talento humano: profissionais que não apenas sejam capazes de extrair conhecimento dos dados, mas também de torná-lo acionável. A incorporação e retenção desses talentos pode acontecer em diferentes modelos; é preciso compreender o mais adequado a cada empresa.
  • Cultura organizacional: estimular uma cultura orientada a facilitar a absorção e o uso de conhecimento a partir dos dados de forma global é um ponto chave. A empresa deve estar mentalmente e tecnicamente “preparada” para ter os dados como eixo em seus processos, estratégias e decisões. Sem cultura, a estratégia de dados não passa de uma boa ideia sem aplicação prática.
  • Gerenciamento de dados: a gestão do “ativo de base” é fundamental para que qualquer solução de dados faça sentido. Políticas de gerenciamento e uso adequado, processos de tratamento e controle, assegurar a integridade, o armazenamento e a organização dos dados: tudo isso favorece a qualidade do conhecimento que podemos extrair deles.

As histórias de sucesso acontecem assim – e esses temas podem ser muito aprofundados, para usar todo o potencial dos dados para aprimorar processos, estratégias e decisões. Se você quiser ver tudo isso em mais detalhes, baixe agora o nosso ebook A revolução de dados e os desafios de negócio!

Ainda, em março de 2023, a Tatic realizou o Webinar Seus podem contar histórias de sucesso, com diversos especialistas convidados a falar sobre esses e outros tópicos em uma conversa dinâmica e cheia de informação estratégica para acelerar resultados. Você pode conferir o encontro abaixo!

Webinar completo

Trechos de destaque