A Inteligência Artificial (IA)  já é uma realidade que está sendo aplicada a vários campos do conhecimento. Lembremos que a Inteligência Artificial é a inteligência que as máquinas executam, imitando a inteligência humana.

Quando a Inteligência Artificial é aplicada à Saúde e à Medicina, impacta em diagnósticos médicos mais precisos, medidas mais adequadas na prevenção de doenças, atendimento eficiente e ágil e em soluções prescritivas precisas.

A Inteligência Artificial em saúde e medicina se materializa por meio de diferentes métodos de software e algoritmos para processar informações e chegar a conclusões eficientes. A seguir, confira exemplos de como seu uso está colaborando com o segmento:

Análise de dados

Já existem robôs que estão executando exames médicos, como análises de sangue ou urina. Além disso, já é possível ver recursos de Inteligência Artificial em tomografias computadorizadas e radiografias. A utilização desses equipamentos ameniza a carga de trabalho dos médicos e apresenta alto grau de precisão.

Diagnóstico

Fazer um diagnóstico pode ser um processo complicado e extenso, e, ainda, há chances de falha. Felizmente, a Inteligência Artificial tem algumas ferramentas necessárias para apoiar um diagnóstico preciso em intervalos de tempo cada vez mais otimizados.

Esse tipo de inteligência fundamenta seu trabalho em algoritmos que se baseiam em milhões de exemplos, tirando assim conclusões efetivas. A Inteligência Artificial já demonstrou sua eficácia na detecção de possíveis ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (AVC), diabetes e alguns tipos de câncer. Isso serve como prevenção, para saber como agir rapidamente e evitar agravamentos.

Desenvolvimento de medicamentos

Desenvolver medicamentos é um processo muito longo e pode custar milhões de dólares. Com a incorporação da Inteligência Artificial, esse tipo de trabalho pode ser reduzido em anos e proporcionar uma economia grande no processo de criação de um novo fármaco.

Graças aos algoritmos, a Inteligência Artificial pode identificar rapidamente os componentes mais importantes e eficazes na criação de uma droga, podendo diminuir o tempo de seu lançamento e até a necessidade de experimentação animal.

Tratamentos

A Inteligência Artificial está se adaptando a diagnosticar doenças, e também será eficaz em tratá-las, devido ao seu poder analítico. Essa vantagem permite personalizar tratamentos médicos de acordo com as necessidades únicas de cada indivíduo. 

Especificamente, a IA facilita a tomada de decisão dos profissionais de saúde para que eles escolham o tratamento mais eficaz para um paciente em particular. De fato, também reduz a chance de que existam erros médicos, economizando tempo, dinheiro e trazendo mais tranquilidade aos pacientes e mais segurança aos profissionais.

Cirurgias e próteses

Existem robôs que realizam intervenções cirúrgicas que requerem grande precisão. Além disso, há as próteses robotizadas que substituem membros permitindo aos pacientes exercerem movimentos similares aos naturais, inclusive incorporando sensibilidade e reações diante de estímulos externos.  

A Inteligência Artificial aplicada à medicina não será uma substituta do trabalho humano, mas servirá para otimizar o tempo e a performance do trabalho dos profissionais da saúde. Esse tipo de inteligência foi projetado para proporcionar diversas formas de economia. Com o armazenamento, histórico e cruzamento de dados cada vez mais avançado, já é viável construir hipóteses e obter conclusões mais assertivas, gerando ganhos de diversos tipos para médicos, farmacêuticos, químicos, governos, planos de saúde e pacientes.