A aplicação de Analytics Avançado pode ter um impacto realmente transformador nas decisões, nos processos e nos resultados de uma empresa. E para que isso aconteça, é fundamental, antes de mais nada, uma abordagem estratégica da análise de informação para negócios.

Aqui surge o conceito de perguntas de negócio – um elemento chave na implantação bem sucedida de análises e no uso efetivo dos dados nas empresas.

Entenda agora o que são as perguntas de negócio e sua importância no desenvolvimento e na implementação de modelos preditivos realmente eficazes!

O que são perguntas de negócio?

As perguntas de negócio são as questões chave de uma organização – aquelas que, se respondidas, permitirão realizar ações disruptivas e transformadoras para a aceleração de resultados.

Em outras palavras, são as necessidades de informação verdadeiramente relacionadas aos objetivos da empresa – aquilo que é relevante em termos de impacto no negócio. Assim, estamos falando aqui das principais questões que podem ser resolvidas com base na informação, e que irão suportar os objetivos e projetos.

Tipos de perguntas de negócio 

As questões  de negócios podem ter diversas naturezas – Operacionais, Táticas, Estratégicas e de Descoberta – a depender dos aspectos organizacionais que tangenciam.

PERGUNTAS OPERACIONAIS

Geralmente utilizadas para monitorar os resultados “operacionais” da organização, se relacionam com uma situação que aconteceu no passado. Alguns exemplos: total de clientes que deixaram a empresa, número de clientes por produtos ou serviços, total da carteira ou atrasos acumulados por geografia e tipo do cliente. 

As questões operacionais geralmente são tratadas e resolvidas por projetos de Business Intelligence. Decisões derivadas da análise deste tipo de relatório serão provavelmente operacionais ou táticas – ou seja, as análises aqui não têm potencial para serem usadas na definição de estratégias corporativas. Devem, sim, estar a serviço do monitoramento da estratégia e das ações da organização para reverter o comportamento de um indicador. 

PERGUNTAS TÁTICAS

São geralmente utilizadas para monitorar os resultados “operacionais” versus uma meta ou valor de referência a ser alcançado. Assim como as questões operacionais, referenciam algo que aconteceu no passado. Alguns exemplos: total de clientes que deixaram a empresa versus a meta abandono; número de clientes por produtos ou serviços versus as metas estimadas de penetração do produto; portfólio total ou atrasos acumulados por geografia e tipo de cliente versus as metas de cobrança.

PERGUNTAS DE DESCOBERTA

Têm como objetivo identificar padrões ocultos nos dados – novos olhares sobre as informações, cruzamentos, comparações – que podem revelar visões e insights valiosos e embasar diferentes cenários de análise.

PERGUNTAS ESTRATÉGICAS

Estas têm a capacidade de gerar ações de alto valor transformacional – e estão no centro de uma abordagem estratégica da análise de dados.

A importância de uma abordagem estratégica

As perguntas de negócio são a base para o desenvolvimento dos modelos preditivos que deverão auxiliar a empresa em suas decisões, ações e estratégias.

Com isso em mente, fica clara a importância da relevância estratégica dessas questões para o negócio. Afinal, a informação pela informação apenas não tem valor real. Relatórios que não têm impacto significativo para a tomada de decisões representam, em última análise, desperdício de tempo, recursos e esforços. E podem inclusive desviar a atenção daquilo que realmente importa.

Assim, a abordagem estratégica na definição das perguntas de negócio é o ponto de partida aqui.  Perguntas de negócio estratégicas e bem elaboradas potencialmente levam a modelos preditivos adequados. Para isso, elas têm uma série de características desejáveis:

  • São alinhadas à estratégia da organização
  • São capazes de melhorar um processo atual
  • Se referem a questões acionáveis – ou seja, decisões poderão ser tomadas com os resultados de análise gerados ao responder a pergunta
  • São capazes de descrever a situação atual e prever (com inteligência) a próxima situação.
  • São monetizáveis, ou seja, se relacionam com a capacidade de gerar receita e/ou redução de custos; existe um business case associado a elas.
  • Tem resultados de entrega relativamente rápidos – entre 5 e 12 semanas (MVP)

Quando as perguntas de negócio não são corretamente formuladas, temos um cenário com vários riscos possíveis para os modelos preditivos:

  • Resolver uma questão que não gere ação direta para a organização.
  • Resolver uma questão que não está totalmente de acordo com a estratégia da organização.
  • Ter resultados de modelos que não resolvem de fato o problema proposto.
  • Ter medidas acionáveis sugeridas ou recomendadas pelos modelos incompatíveis com a capacidade de investimento ou de execução da organização.

Identificando as perguntas de negócio estratégicas para a organização

Um erro comum na identificação das perguntas de negócio é formular questões que se limitam a aspectos operacionais e táticos como se fossem questões estratégicas – o que pode levar a um uso limitado ou mesmo equivocado dos resultados de analytics avançado.

Outro engano recorrente é ignorar a própria vivência da empresa no uso dos dados disponíveis, desperdiçando assim insights valiosos para a aplicação da informação.

Nesse aspecto, metodologias adequadas de identificação ajudam, e muito. Elas direcionam e aprofundam a reflexão das equipes de trabalho para os reais desafios enfrentados pelo negócio e para as possibilidades de aplicação das análises, trazendo inclusive a experiência de outras empresas ou outros setores na formulação de suas próprias perguntas e aprimorando o entendimento desse passo tão importante.

Outra abordagem que enriquece a formulação das perguntas de negócio é identificar e documentar as preocupações da empresa sobre a descoberta de tendências e padrões ocultos nos dados. Quais as dificuldades? Quais as experiências que a organização já teve? Esse é um processo que amplia a visão e as possibilidades para futuras ações para melhorar produtos, melhorar a segmentação de clientes ou contribuir com elementos de inovação, por exemplo.

Superando desafios com a abordagem adequada das perguntas de negócio

Implementar e dar continuidade a um processo de analytics avançado não é simples. Porém, com a abordagem adequada desde os passos iniciais – identificando e definindo das perguntas de negócio estrategicamente mais relevantes – é possível superar desafios típicos da implantação em si e também da incorporação dos modelos preditivos ao dia a dia do negócio, favorecendo a aplicabilidade dos entregáveis do modelo preditivo.

Afinal, o modelo precisa estar conectado com a realidade do negócio e crenças organizacionais; responder aos principais problemas “conhecidos” pela companhia; endereçar adequadamente questões estruturais e conjunturais, em situações exclusivas da empresa ou não. E mais – os resultados dos modelos preditivos devem se alinhar ao contexto comercial e estratégico da empresa, aproveitando da melhor forma seu potencial. Só assim irão evoluir a cultura de dados na organização e impactar de verdade em seus resultados!

Para saber mais sobre modelos preditivos, a adoção de inteligência artificial e machine learning para analytics avançado em seu negócio e a potencialização da aplicação dos seus dados, fale com os especialistas Tatic