Sua empresa trabalha ou quer trabalhar com alguma modalidade de remuneração variável ou comissões para a equipe? Se a resposta é sim, você já sabe que existem diversas questões a ponderar.

A remuneração variável é um conceito independente do salário pago mensalmente a um colaborador – e pode assumir diferentes formatos, sempre com base em regras próprias de cada negócio, previamente alinhadas. Esse contexto já aponta para a importância de uma gestão eficiente; afinal, gerenciar a remuneração variável traz em si desafios específicos para que os programas alcancem resultados positivos para todos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre esses desafios e sobre como uma solução especializada pode ser sua grande aliada para superá-los. Acompanhe!

OS DESAFIOS DA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL

São vários os aspectos que impactam no sucesso de um programa de remuneração variável:

  • Transparência e disponibilidade de informações para consulta
  • Segurança e proteção das informações
  • Integridade e produtividade do processo de ponta a ponta
  • Facilidade de implantação e clareza das regras de cálculo
  • Agilidade e embasamento para desenvolver, implantar e adequar as regras
  • Rastreabilidade e controle minucioso
  • Mensuração e avaliação de resultados financeiros e estratégicos para o negócio e aplicação efetiva desse conhecimento

É uma máquina complexa – e mantê-la “rodando” exige tempo e esforço das áreas e pessoas envolvidas! Nesse cenário, uma solução especializada é suporte indispensável para negócios que desejam uma gestão realmente eficiente. A seguir, vamos detalhar as vantagens desse apoio para o gerenciamento de remunerações variáveis!

 

COMO UMA SOLUÇÃO ESPECIALIZADA PODE AJUDAR?

Estamos falando aqui de ir muito além das planilhas de cálculo e demonstrativos pontuais: nos referimos a uma plataforma tecnológica e ao conhecimento agregado que vai assessorar seu negócio. Assim, uma solução especializada vai realmente resolver gargalos e potencializar os resultados na gestão de comissões e remuneração variável, adicionando a ela fatores muito importantes:

1. Mais precisão e produtividade das áreas envolvidas

Recursos de automação agilizam tarefas e otimizam processos, evitando a inconsistência das tarefas realizadas manualmente; a tecnologia de uma solução flexível, confiável e parametrizável permite que os usuários desenvolvam as tarefas do dia a dia e alcancem resultados em menos tempo, sem erros e com menores custos.

2. Mais transparência nos cálculos e nos pagamentos

As informações de cálculos e reports de remunerações e comissionamentos são acessíveis, inclusive online, para consulta constante – possibilitando à equipe acompanhar seus ganhos durante todo o período, e não apenas no momento do pagamento.

3. Mais segurança no tratamento de informações

Dados extremamente estratégicos circulam no processo de gerenciar a remuneração variável, e eles requerem os mais elevados padrões de qualidade em segurança no manuseio e no processamento – evitando acessos e manipulações sem sentido. O acesso pode ser parametrizado apenas para o pessoal estabelecido pelo líder para os cálculos da remuneração variável, acompanhamento do faturamento e conciliação com terceiros, evitando qualquer interferência indesejada.

4. Mais qualidade nas regras de cálculo

Regras de cálculo de comissões e benefícios podem ser criadas, aperfeiçoadas e atualizadas com facilidade com uma solução tecnológica adequada. Dessa forma, elas estão sempre em dia com a realidade do mercado e os objetivos da empresa.

5. Mais controle e rastreabilidade

O controle de cada entrada e saída financeira torna possível o rastreio sempre atualizado e em tempo real das movimentações, inclusive com visualizações a partir de parâmetros customizáveis: uma auditoria constante, que favorece um gerenciamento fluido e seguro.

6. Mais motivação da força de vendas e confiança no relacionamento

A transparência e confiabilidade das informações do cálculo da remuneração variável, com acompanhamento contínuo do desempenho pela equipe e clareza das regras de cálculo, aprimoram os níveis de confiança entre gestores, administradores e a força comercial. Isso eleva o grau de motivação do time, estimulando-o para melhorar sua performance e refletindo nos indicadores corporativos.

7. Mais conhecimento para estratégia e análises preditivas

Entender o consumidor, prever o comportamento do cliente ou usuário de um serviço: tudo isso é fundamental para detectar suas necessidades e preferências. A inteligência de dados incorporada ao gerenciamento de remunerações variáveis oportuniza uma série de insights valiosos para a performance do negócio e para a tomada de decisões.

Por isso, um dos principais avanços que a empresa alcança ao adotar uma solução especializada de gestão de remunerações variáveis é a geração de conhecimento interno sobre o desempenho de cada agente, produto ou campanha. Os resultados e indicadores obtidos são apoiados por modelos matemáticos e inteligência de dados; podem ser reportados em gráficos para facilitar a visualização de comportamentos, sazonalidades ou mudanças; e podem ser conectados às situações em que terão mais impacto em prol dos objetivos corporativos.

 

Como vimos, tecnologia e expertise para gerenciar a remuneração variável trazem muitos benefícios:

  • Racionalização de recursos, com economia de tempo, dinheiro e esforços
  • Maior produtividade, segurança, precisão e controle para as empresas
  • Transparência e confiabilidade que repercutem no relacionamento com o time comercial e na motivação da equipe
  • Avanços estratégicos com mais conhecimento e análises para tomada de decisões

Se você quer acelerar resultados com uma solução tecnológica fácil de implantar e de usar, é hora de conhecer Tatic Improve – a plataforma que revoluciona a gestão de planos de remuneração e comissões da sua empresa. Saiba ainda mais conversando com um de nossos especialistas, e fique de olho nas dicas do Blog Tatic!