As comissões e remunerações variáveis fazem parte do dia a dia de muitas empresas. E nesse tema, rastreabilidade e transparência são palavras-chave.

Por isso mesmo, aprimorar os processos relacionados ao cálculo e pagamento de remunerações variáveis é essencial – e tem impacto decisivo nos resultados operacionais e financeiros do negócio!

A seguir, detalhamos algumas das razões mais importantes para adotar práticas e soluções tecnológicas para uma gestão mais eficiente das remunerações variáveis. Confira!

1. Mais segurança com proteção das informações

Muitos dados estratégicos da sua organização entram em cena quando se fala de remunerações variáveis: canais de venda, equipe comercial, valores apurados, clientes e seu potencial de compra, entre muitas outras. É preciso garantir medidas de proteção adequadas, evitando a dispersão ou perda de informações e assegurando seu armazenamento adequado.

2. Integridade do processo de ponta a ponta

As informações utilizadas para o cálculo devem ser resguardadas de ponta a ponta – desde a extração dos sistemas fonte, passando pela consolidação ou agrupamento, até a aplicação das regras de cálculo e o posterior envio da liquidação para as áreas em cobrança dos pagamentos, além dos processos intermediários de aprovação e verificação.

3. Clareza no cálculo

Cada uma das regras aplicadas ao cálculo de comissões e planos de remuneração deve estar absolutamente clara para todos os envolvidos. Visibilidade e controle favorecem a transparência de todo o processo, estreitando o relacionamento com seu time comercial e multiplicando resultados.

4. Transparência das informações para a equipe de vendas

É possível minimizar desconfortos e maximizar a motivação da equipe de vendas com mecanismos automáticos, inclusive online, para que os membros da força comercial, canais, agentes e vendedores ou serviços tenham o detalhamento das regras e cálculos prévios antes de chegarem à sua liquidação final – inclusive com acesso às informações antes mesmo do pagamento.

5. Agilidade e flexibilidade no desenvolvimento de novas políticas

Para acompanhar o dinamismo do seu mercado, é preciso evoluir constantemente as regras de comissionamento e as modalidades de remuneração variável, desenvolvendo novos incentivos que ajudem a motivar a força de vendas. Aqui, agilidade é um aspecto crucial: o tempo e o esforço necessários para o desenvolvimento de novas regras ou planos de compensação devem ser reduzidos ao mínimo, e sua implantação deve ser simples, sem a necessidade de ajustes complexos de sistemas.

6. Simulação de cenários

A possibilidade de desenhar e testar a simulação de múltiplos cenários de comissionamento é estratégica na hora de fazer ajustes nos planos de incentivos ou implementar novos modelos. Cenários simulados proporcionam uma visão clara dos impactos que as novas políticas representam para o comercial e para a empresa como um todo, trazendo muito mais segurança na tomada de decisões.

7. Mais autonomia das áreas diretamente envolvidas

Gestão eficiente com o apoio de uma plataforma tecnológica de ponta faz com que os analistas das áreas responsáveis ​​pelo processo de remuneração variável possam, eles mesmos, carregar novos dados e gerar novas regras – sem a necessidade de suporte das áreas especializadas de TI/ tecnologia.

8. Auditoria constante

O acompanhamento minucioso de cada entrada e saída financeira permite rastreio sempre atualizado e em tempo real das movimentações. É muito mais controle, para um gerenciamento fluido e seguro, e com um processo de auditoria constante.

 

Em resumo, gestão eficiente de remunerações variáveis é controle, rastreabilidade, transparência e segurança – e contar com uma solução tecnológica fácil de implantar e de usar faz toda a diferença!

A Tatic pode ajudar você a aprimorar seus processos e acelerar seus resultados com o conhecimento dos nossos especialistas e com Improve – a plataforma pensada para otimizar a gestão de planos de remuneração e comissões da sua empresa. Fale com a gente e saiba mais! E continue acompanhando os conteúdos do Blog Tatic para mais dicas e informação de qualidade!