Atualmente, muitos termos relacionados a Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning são usados amplamente no contexto de negócios, especialmente quando se trata de realizar previsões corretas e analisar dados.

Os processos de produção dos negócios atuais exigem eficiência e automatização. O mercado cresceu, portanto, as empresas estão se concentrando cada vez mais no uso de chatbots e outros programas e sistemas para aprimorar a logística, a produtividade e o atendimento ao cliente – com impacto significativo também na presença e visibilidade de marcas. Nesse sentido, Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning ganham crescente importância.

Antes de tudo, vale salientar que, apesar da importância da Inteligência Artificial, a qualidade da força de trabalho nunca deve ser desprezada. Pessoas altamente qualificadas são responsáveis por tomadas de decisões estratégicas de negócios – com base em análises fornecidas pelas ferramentas inteligentes.

O que é Inteligência Artificial ou IA?

Esse termo está sendo muito utilizado e se refere ao processo ou capacidade que as máquinas podem ter para resolver problemas e aprender com eficiência.

É importante destacar que as máquinas projetadas com Inteligência Artificial têm a capacidade de imitar algumas funções cognitivas do ser humano. Também podem prever certos eventos financeiros e comerciais, a fim de oferecer soluções viáveis ​​para trabalhadores independentes e empresas de diferentes setores econômicos.

Alguns profissionais de informática determinam que, usando Inteligência Artificial, as máquinas podem interpretar uma variedade de dados para atingir objetivos com maior flexibilidade, precisão e eficiência.

Dentro da Inteligência Artificial, existem sistemas capazes de pensar como seres humanos, que permitem a tomada de decisões e ajudam a melhorar o aprendizado. Alguns sistemas têm a capacidade de pensar racionalmente e são úteis para cálculos, para se ter uma percepção adequada da realidade de uma empresa.

Sistemas capazes de agir como seres humanos, por si só, imitam uma variedade de comportamentos humanos. Por exemplo, podemos destacar dispositivos robóticos inovadores.

Aplicações da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é um avanços dos mais surpreendentes, pois permite que máquinas possam aprender para prever certos tipos de comportamento, com base na análise dos dados. Por isso mesmo, encontra aplicação em uma variedade de negócios, explorando a capacidade de aprendizado das máquinas em diversas frentes, como:

  • processamento de linguagem natural
  • capacitação de dispositivos eletrônicos para detecção de situações específicas, como doenças em pacientes, por exemplo
  • uso de chatbots para atendimento eficiente ao cliente
  • desenvolvimento de produtos de robótica que se destacam por sua funcionalidade

O que é Machine Learning?

Machine Learning é um termo que se refere ao desenvolvimento de programas com a capacidade de identificar padrões complexos em milhões de dados, construir modelos e gerar previsões de comportamentos futuros, com base nos exemplos de informação.

O Machine Learning faz parte da Inteligência Artificial e é muito útil para o desenvolvimento de sistemas de computador que podem aprender automaticamente. Nesse contexto, é importante mencionar que esse tipo de máquina é capaz de identificar padrões em uma grande quantidade de dados usados ​​para análise comercial.

Esse tipo de aprendizado é amplamente utilizado nas empresas que adotaram a Inteligência Artificial, uma vez que melhora processos, proporciona eficiência produtiva, incremento de receitas e redução de custos.

As máquinas condicionadas à Inteligência Artificial trabalham com um algoritmo para revisar a quantidade de dados de uma empresa. Assim, podem prever os comportamentos que ela terá no futuro. É importante destacar que esse tipo de sistema de computador pode ser aprimorado dia a dia e não precisa da intervenção humana para funcionar e ser eficiente.

Aplicações do Machine Learning

O Machine Learning é aplicado principalmente para que, por meio do aprendizado, as máquinas sejam capazes de projetar comportamentos. Por exemplo, existem máquinas para reconhecimento de rostos; aprendizado de uma variedade de idiomas; realização de diagnósticos médicos com grande eficiência.

As empresas analisam muitos aspectos importantes, como a satisfação do cliente. Com o Machine Learning, você pode determinar quais clientes podem procurar outro provedor porque a empresa pode não estar fornecendo um serviço adequado. 

Ainda, as empresas analisam uma variedade de dados do cliente, como consumo de produtos, idade, quais produtos ou planos foram contratados etc. Em outras palavras, uma das grandes vantagens do Machine Learning é que ele permite que as empresas sejam mais competitivas. Isso porque os algoritmos detectam uma variedade de padrões para prever ou determinar determinados eventos futuros.

Atualmente, a maioria das empresas utiliza dados relevantes para obter informações importantes que permitem vantagem competitiva no mercado. Com o aprendizado de máquina, você pode detectar fraudes, fazer previsões sobre falhas de equipamentos industriais, analisar a eficiência dos funcionários, ter acesso a clientes rentáveis, analisando o comportamento do consumidor, ter melhor controle das redes sociais para publicar publicações em tempo hábil apropriado, diagnosticar pacientes, fornecer melhor atendimento ao cliente através de chamadas personalizadas e no momento certo – entre outras inúmeras possibilidades

Normalmente, o aprendizado de máquina e a Inteligência Artificial são usados ​​principalmente para a tomada de decisões de negócios, através da análise correta dos dados gerados por uma empresa.

Os processos manuais foram deixados para trás. Com o aprendizado de máquina, as máquinas são capazes de analisar dados por meio de algoritmos, que são aprimorados todos os dias para tornar os negócios mais eficientes.

O aprendizado de máquina pode ser incorporado por diversos segmentos da economia, como saúde, seguros, telecomunicações, energia, financeiro e outros.

O que é Deep Learning?

É um termo muito novo, e significa “aprendizado profundo”. É parte da Inteligência Artificial e é usado principalmente para criar sistemas modernos e eficientes. Com o Deep Learning, é possível desenvolver programas que podem executar comportamentos semelhantes aos do ser humano.

O Deep Learning melhora o Machine Learning, dando às máquinas a possibilidade de escolher sobre um conjunto de algoritmos que oferecem uma variedade de respostas e agir de acordo com conclusões determinadas por uma variedade de combinações. 

O aprendizado profundo permite que o aprendizado de máquina ocorra por meio de uma rede neural artificial. Esse tipo de aprendizado funciona através de níveis, ou seja, no primeiro nível, a rede pode aprender coisas simples e depois transmitir todas as informações aprendidas para o outro nível. Essas informações são combinadas com eficiência para aprimorar o aprendizado de máquina.

Atualmente, a aprendizagem profunda é amplamente utilizada no setor industrial, por permitir a análise de um grande quantidade de dados para descobrir padrões importantes e fazer previsões precisas.

Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning no contexto de negócios

A Inteligência Artificial aprimora a eficiência produtiva. Graças a ela, existem muitos sistemas capazes de reproduzir uma variedade de processos que fazem parte do pensamento humano, por exemplo:

  • Reconhecimento de fala
  • Identificação de imagem
  • Reconhecimento de rosto
  • Veículos autônomos
  • Diagnóstico médico

Com a atuação de processos de Deep Learning, pode-se aprofundar as aplicações acima, como em:

  • Reconhecimento de fala: reconhecimento de vozes, sotaques, dialetos, etc.
  • Identificação de imagem: reconhecimento de cores e materiais específicos, etc.
  • Reconhecimento de rosto: identifica as emoções de felicidade ou tristeza no usuário, etc.
  • Veículos autônomos: reconhecimento de rota, levando em consideração o ambiente ao seu redor, etc.
  • Diagnóstico médico: reconhecimento de sintomas para a detecção de doenças com maior precisão, etc.

As máquinas, por meio do Machine Learning, são capazes ainda de mostrar uma visão mais clara dos negócios. Isso contribui para que os gestores possam tomar as melhores decisões. 

Além disso, graças ao Deep Learning a robótica evoluiu, e agora é possível criar máquinas que replicam o comportamento de pessoas e são capazes de potencializar  a produtividade dos negócios.

É dessa forma que a Inteligência Artificial e seus conceitos relacionados desempenham papel essencial para que negócios de todos os segmentos econômicos sejam mais competitivos e possam desenvolver produtos e serviços de alta qualidade.