Entre os grandes objetivos de qualquer negócio, estão sempre ser eficiente, permanecer à frente da concorrência direta, superar-se todos os dias e ter lucratividade crescente.

Ou seja: falamos aqui de desempenho estratégico e operacional.

Assim, para atingir seus objetivos, o negócio deve continuar evoluindo constantemente suas estratégias e processos operacionais, sem perder competitividade. Em uma economia globalizada, iniciativas de negócios bem-sucedidas baseadas em objetivos demonstráveis e que podem ser aprimorados, convergem para ser uma tendência. O Gerenciamento de Desempenho Empresarial (BPM) aprimora a integração de negócios para a execução de seus objetivos/metas de desempenho.

Nestes tempos, para se manterem competitivas, as organizações devem fazer mais com menos, tomar decisões estratégicas com frequência e se concentrar mais no cliente. Isso implica em ter ou adquirir a capacidade de superar obstáculos, principalmente internos, como gerenciamento corporativo, em partes-chave como o processo de planejamento. No plnajamento, geralmente, a dedicação de tempo é excessiva – o que pode torná-lo, consequentemente, muito caro e ineficaz.

Fato é que olhar para o futuro é, sim, importante no campo comercial. Gerenciamento de Desempenho Empresarial é uma iniciativa de negócios chave. Ele permite às organizações avaliarem onde elas estão agora, onde elas estarão em seis meses, em um ano, em três anos … e como será então o negócio.

As organizações entenderam a importância de realmente cumprir os objetivos definidos por sua estratégia. E isso deve ser feito com ferramentas que permitam a elas moldar seu futuro. É aqui que o armazenamento inteligente de dados tem impacto decisivo. 

Pensando o armazenamento de dados voltado para desempenho estratégico e operacional

O caminho aqui envolve adquirir uma atitude de abordagem diferente de como realizar o armazenamento de dados (para fazer o melhor uso deles).

Os ativos tecnológicos são adquiridos como instrumentos para auxiliar nas operações cotidianas, em que as transações são registradas e através das quais são gerenciados os processos operacionais, a automatização da conformidade e os controles que acumulam dados de desempenho financeiro e operacional.

É comum observar em algumas organizações como esses dados são tratados isoladamente, ou seja, cada departamento ou processo lida individualmente com os dados de sua competência – uma fraqueza que as empresas devem corrigir, integrando esses sistemas em uma fonte unificada de informações de desempenho e habilidades analíticas. 

Nesse contexto, os sistemas avançados de Business Intelligence (BI) são um exemplo de ferramenta para processar dados armazenados de forma abrangente. Os métodos, técnicas e ferramentas de suporte de gerenciamento podem ser perfeitamente integrados aos componentes de Business Intelligence e sistemas especiais de gerenciamento de desempenho comercial (BPM).

Veja as vantagens desses sistemas:

  • Permitem coletar e armazenar dados de diferentes departamentos, benchmarks, objetivos e regras de negócios.
  • Facilitam resumos e repartições dos indicadores analisados ​​segundo critérios de agregação hierárquicos (medições estruturadas de desempenho).
  • Mantêm alertas de varredura contínua, permitindo que os tomadores de decisão avaliem rapidamente quais processos de negócios são bem-sucedidos e quais precisam de sua atenção.

Os impactos no desempenho

Os processos, metodologias e tecnologias subjacentes ao BPM e a relação entre BPM e inteligência de negócios permitem uma abordagem holística do desempenho. Ter um sistema de informações de desempenho comercial eficaz para apoiar o processo de tomada de decisões, especialmente no nível estratégico, é essencial para o cumprimento dos objetivos e metas de negócios.

E mais: ter informações integradas permite fazer uso de vários indicadores (quantitativos e qualitativos) de forma equilibrada com relação a metas específicas e / ou parâmetros de referência do setor, facilitando a tomada de decisões oportunas de forma antecipada.

A gestão estratégica é facilitada pela capacidade de análise conjunta, em todos os níveis da organização (análise tática e operacional) para apoiar as decisões.

O gerenciamento de desempenho pode ser considerado como o componente final de inteligência de negócios – e é essencial para que organizações de qualidade baseiem seu desempenho em armazenamento de dados confiável, para aplicação em um planejamento estratégico eficaz que garanta um desempenho satisfatório. As pessoas tendem a confiar nos dados que saem de um sistema todos os dias. Por isso, elas precisam que as organizações se alinhem ao Business Performance Management.

Assim, num mundo em que a tecnologia está revolucionando e transformando a operação de negócios, dispor de soluções inteligentes que ajudam a conectar, analisar, controlar, proteger e compartilhar dados confiáveis – dando a eles visibilidade, com a agilidade desejadas na tomada de decisões – é vital.