A estratégia empresarial de sucesso é aquela capaz de viabilizar um alicerce sólido para que os processos consigam gerar resultados previsíveis e escaláveis. Logo, é necessário que haja coesão entre o planejamento estratégico e a atual realidade do negócio, a fim de criar margem para aplicabilidade operacional.

Nesse sentido, a tecnologia para eficiência em Big Data é indispensável, pois é um recurso que oferece uma visão de negócios mais apurada e ampla.

Por sua vez, a tomada de decisão a partir de inovadores insights potencializa os resultados da organização.

A seguir, você verá a importância de estimular a eficiência em Big Data em sua empresa e quais resultados podem ser alcançados.Descubra como lidar com um grande volume de dados e ser capaz de extrair informações relevantes para sua empresa!

Big Data: aspectos da análise de dados 

O conceito de Big Data se evidencia quando os sistemas convencionais já não suprem a demanda do volume de dados gerado ao longo do fluxo de trabalho – em termos de tratamento e análise do grande volume de informações.

Num cenário assim, é preciso desenvolver a capacidade analítica de modo acomodar novas necessidades de interpretação e aplicação das informações adquiridas diariamente.

Sendo assim, o termo inserido no universo da Tecnologia da Informação se difere de todos os outros formatos de análise, pois eleva o nível interpretativo. Vamos às principais características que o definem na prática.

VOLUME DE DADOS

Toda empresa possui uma demanda específica quanto ao volume de dados. Se assumirmos uma empresa do segmento de telecomunicações, certamente podemos imaginar o altíssimo fluxo de informações a serem armazenadas, geridas e traduzidas em ações.

Em meio a tantos dados brutos se encontram as informações necessárias para estimular a receita da empresa, mas sem a eficiência em Big Data é inviável identificar esse ativo.

Dessa forma, a tecnologia viabiliza a qualificação de cada informação útil, com o intuito de transformá-la em ações práticas e estratégias sólidas.

REDUÇÃO DA COMPLEXIDADE OPERACIONAL

Geralmente, os dados são provenientes de distintas fontes, o que dificulta a definição da correlação entre as informações, o cruzamento dos dados em si.

Nesse sentido, a eficiência em Big Data favorece a hierarquização da estrutura de dados, mesmo que haja inúmeras origens de informação. Isso traz eficiência operacional e agilidade na tomada de decisão.

MAIOR VELOCIDADE DE ANÁLISE

A tecnologia de Big Data é uma das poucas que consegue acompanhar a fluidez da geração de dados atual. Em outras palavras, é possível assegurar a extração do significado de cada informação relevante para os processos operacionais.

MAIOR GERAÇÃO DE VALOR AO NEGÓCIO

Nos últimos meses a importância dos dados se intensificou, exigindo ainda mais recursos tecnológicos para o gerenciamento assertivo de dados. É imprescindível contar com as informações corretas e no momento mais adequado, para que surtam efeito estratégico.

Portanto, o Big Data gera mais valor à organização, uma vez que contribui para saúde financeira da empresa e ainda impacta positivamente na percepção de valor da marca em função de aspectos como transparência, ações efetivas, ofertas adequadas e muito mais.

MAIS INSUMOS ESTRATÉGICOS

 A abordagem adequada de Big Data abre espaço a empresa “prever” diferentes cenários e potenciais gargalos. É uma vantagem competitiva que facilita o reconhecimento de tendências no comportamento de consumo do atual perfil de cliente e o desenvolvimento de estratégias efetivas com mais agilidade.

Qual a importância de ter eficiência em Big Data no seu negócio?

Não precisamos nos aprofundar muito em questões técnicas para determinar a importância do Big Data.

Em resumo, é uma abordagem eficiente na identificação de dados relevantes para a realização de análises detalhadas ao longo de todo o fluxo de trabalho e setores. Confira as principais vantagens que denotam ainda mais a sua relevância:

  • Abundante transparência dos dados.
  • Decisões sólidas e alicerçadas em insights precisos.
  • Aquisição de informações vitais sobre a própria empresa.
  • Suporte a movimentos estratégicos, inclusive voltados para segmentos e públicos-alvo específicos.
  • Transformação do operacional, pois baseia-se em fatos, correlações entre dados e padrões no comportamento dos clientes.
  • Melhora da previsão de vendas.
  • Antecipação de potenciais gargalos.

Portanto, se a sua organização dispõe de um volume de dados expressivo e enfrenta dificuldades na criação de estratégias consistentes, pensar em termos de Big Data é o que ela precisa para reverter esse quadro.

Como a tecnologia para Big Data torna a empresa mais estratégica?

O tratamento adequado de grandes volumes de dados já é um grande avanço que traz resultados inéditos de maneira prática.

Contudo, é a sua capacidade de integração a outras tecnologias e abordagens que fomentam estratégias assertivas para o negócio.

Podemos citar as ferramentas e recursos estruturados em computação em nuvem, Data Analytics, Business Intelligence (BI), entre outras.

Muitas empresas acreditam que ter um grande fluxo de dados de diferentes origens é suficiente para atingir resultados, mas não é bem assim. Se a gestão não souber como interpretar as informações para uma aplicabilidade prática, de nada adianta.

É justamente por isso que o Big Data é indispensável para tornar a sua empresa uma potência estratégica: seja capaz de absorver aumentos exponenciais na geração de dados e conte com análises concisas e voltadas ao resultado máximo das ações estratégicas.

 

É essencial associar a eficiência em Big Data como mais um recurso que simplifica o trabalho, otimiza a eficiência operacional e conduz o negócio ao sucesso.

Entretanto, por envolver tecnologias de análise, que utilizam os referenciais fornecidos pelos dados, sua empresa deve avaliar seus processos internos para tirar o melhor proveito de tudo isso:

  • Faça um mapeamento completo dos dados.
  • Realize um diagnóstico operacional.
  • Promova o máximo alinhamento dos objetivos empresariais.
  • Desenvolva um plano de ação.

Os passos acima podem facilitar na aplicação dos recursos de Big Data mais acertados para o seu cenário!

Esperamos ter mostrado como a eficiência tecnológica é imprescindível para a estratégia empresarial. Caso tenha ficado com alguma dúvida, procure a Tatic! Temos profissionais capacitados para apoiar o crescimento da sua organização!