Realizar uma gestão da informação eficiente, segura e pautada nas exigências legais é uma ação que não beneficia somente a empresa, mas também a relação com os clientes.

Nesse cenário, uma boa plataforma de gerenciamento de dados é fundamental.

O estudo “State of the Connected Customer”, realizado pela Salesforce, nos traz uma informação que toda organização deve considerar. Entre mais de 15.000 consumidores entrevistados, mais de 50% admite ter receio quanto à utilização de seus dados pelas corporações.

Então, quanto mais transparência e credibilidade a sua organização oferecer ao cliente, maiores as chances de fidelização.

Inicialmente você deve focar no gerenciamento adequado das informações. Para tanto, reunimos 5 práticas que podem simplificar a criação de um processo coerente e de alta eficiência. Acompanhe a leitura!

Por que sua empresa precisa ter uma boa gestão da informação?

Os dados só podem ser convertidos em informações valiosas com uma gestão da informação bem estruturada. É por meio desse processo que os gestores têm ao alcance a informação certa e no momento mais oportuno, ou seja, de maior impacto estratégico.

Os dados têm se tornado o principal ativo de uma organização, já que sua análise, seja por BI (Business Intelligence) ou Big Data, possibilita a otimização da cadeia operacional, maximizando o alcance das ações e estratégias.

5 PRÁTICAS PARA UMA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EFICIENTE

1. Tecnologia que permeia as demandas de TI

A tecnologia de Data Management traz recursos indispensáveis para que os processos internos de TI sejam mais eficientes no tratamento e acompanhamento dos dados.

O passo mais importante para desenvolver uma gestão consistente é através do fluxo de trabalho otimizado, e isso a plataforma de gerenciamento de dados certamente oferece.

2. Integração entre os sistemas

Um dos gargalos mais comuns no gerenciamento de grandes volumes de dados é a falta de integração entre os sistemas e processos.

Aliado a isso, temos a geração de dados de diferentes fontes que, sem um fluxo bem delimitado, compromete a estrutura de TI e prejudica a aplicabilidade das informações.

Dessa forma, a integração proporcionada pelo Sistema de Data Management assegura a redução de erros em diferentes ambientes.

3. Maior controle de acesso para segurança

O cerne da gestão da informação é a segurança do ativo em si. Por isso, a tecnologia da plataforma de data management disponibiliza altos níveis de controle de acesso, tudo a partir de parâmetros previamente definidos pelo usuário, e mais:

  • Controle de usuário para diferentes níveis.
  • Gerenciamento de perfis e permissões.
  • Controle de acesso com histórico de utilização.
  • Auditoria total do sistema.

4. Integridade dos dados para informações sólidas

Quando falamos em dados, um dos principais elementos que regem a qualidade das informações é a sua integridade. Vemos muito no mercado processos de compactação que comprometem esse vital aspecto para a usabilidade dos dados.

Por exemplo, aqui na Tatic, nós viabilizamos uma plataforma de gerenciamento de dados com taxa de compressão superior a 90%, mas sempre nos guiando pela qualidade da informação.

Então, conseguimos armazenar mais dados em menores espaços e ainda promovemos altos níveis qualitativos, que contribuem para estratégias mais coesas e análises em alinhamento aos objetivos da organização.

5. Organização que agiliza o trabalho

Por último, mas não menos relevante, o sistema de gerenciamento de informação é capaz de organizar cada aspecto do banco de dados de forma inteligente.

Sendo assim, a gestão da informação agradece, uma vez que a complexidade na aquisição e no acesso às informações é reduzida, tornando-as realmente disponíveis quando o gestor precisa de insights valiosos para tomar decisões de grande impacto.

Voltando à solução Tatic, o gestor conta com recursos de organização e busca avançados, para disponibilidade plena da informação online e de imediato, com toda a segurança – de modo a otimizar e simplificar procedimentos, alimentando o negócio com informações rápidas e precisas.

Portanto, se o que você busca é uma gestão da informação voltada para sucesso e resultados, investir em uma plataforma de gerenciamento de dados de qualidade é, sem dúvidas, a melhor decisão. O Blog Tatic tem diversos conteúdos que podem motivar ainda mais você a analisar quais tecnologias são imprescindíveis para alavancar a organização. Confira! E entre em contato com a nossa equipe para sanar quaisquer dúvidas. Até breve!