A premissa mais básica do armazenamento de dados de uma empresa é a capacidade de guardar todas as informações em segurança. Afinal, muitos dos dados empresariais arquivados são estratégicos e, se algum concorrente os pega… melhor nem imaginar.

O armazenamento em nuvem é uma excelente alternativa para as empresas que querem utilizar todo o potencial inovador da TI para guardar suas informações importantes. Na nuvem os dados são criptografados e ficam disponíveis apenas às pessoas autorizadas a acessá-los.

Dentre os principais benefícios do armazenamento em nuvem estão a possibilidade de abrir as pastas com dados de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, desde que ele esteja conectado à internet, além da otimização do espaço. Como a nuvem distribui os arquivos pelos servidores, não é necessário ter um hardware específico para armazená-los, o que amplia seu alcance.

Qual é a melhor tecnologia para manipulação de grandes volumes de dados

Que seja eterno enquanto dure o espaço de armazenamento em nuvem

Mesmo com maior possibilidade de espaço, o armazenamento em nuvem não é “infinito”. Em algum momento é preciso expandi-lo. 

Vale lembrar que a venda de espaços na nuvem é o modelo de negócios de muitos programas que se propõe a fazer esse armazenamento. Google Drive e Dropbox são dois exemplos que atendem na versão freemium da nuvem.

Empresas e pessoas físicas que querem economia precisam saber como otimizar o armazenamento em nuvem para não gastar essa “gordurinha” que muitos sistemas pedem quando o espaço disponível está prestes a acabar.

Se você precisa fazer exatamente isso, veja as três dicas que separamos, baseadas no que a Tatic faz para gerenciar seus próprios dados. Em outras palavras, pode confiar. ;)    

 

#1 Eleja os dados indispensáveis

Muitos dados são estratégicos para a empresa, enquanto outros são de armazenamento obrigatório, por força da lei. Há, também, aqueles que não são nem uma coisa e nem outra – e que, mesmo assim, estão lá, guardados com todos os outros.

O armazenamento empresarial de dados não pode ser uma acumulação de informações à revelia. É indispensável filtrar a necessidade, a importância e a validade de cada dado e definir quais são passíveis de serem arquivados e quais podem sair da lista.

É como fazer uma faxina, tirando tudo aquilo que não soma às estratégias ou obrigatoriedades da empresa. Quando ela for concluída, existirá mais espaço em nuvem.

 

#2 Organize os dados que ficam

Um problema comum do armazenamento em nuvem é a duplicação de arquivos, principalmente quando os backups são feitos por mais de uma pessoa. 

Por isso, uma forma eficaz de evitar dados duplicados, que só vão servir para ocupar espaço, é organizar as bases de dados. É importante que essa organização seja intuitiva, com um sistema que os responsáveis pelo armazenamento e relatórios possam utilizar sem problemas.

Vale, também, reorganizar os dados periodicamente, como a cada três ou seis meses, para entender se mais algum pode sair da base. 

 

#3 Utilize um sistema de compressão de dados

Se a empresa tem um volume alto de dados e, mesmo fazendo a faxina, ele ainda não é substancialmente elegível para os programas gratuitos de armazenamento em nuvem, uma opção é a compressão de dados.

A compressão de dados é uma solução importante para garantir não só mais espaço na nuvem, mas, também, a redução de gastos, principalmente com storages e licenças de softwares.

Uma das soluções mais interessantes do setor de compactação de dados é o Dora, que possui taxas acima de 90% de diminuição do tamanho dos arquivos sem que percam a qualidade. 

Como diria uma famosa propaganda dos anos 1990, compressão de dados “não é feitiçaria; é tecnologia”. E da melhor espécie, já que traz benefícios às empresas, às pessoas físicas, como economia e praticidade, sem colocar em risco a segurança e integridade das informações.

Se você ou sua empresa precisam de mais espaço em nuvem, mas não querem passar o cartão de crédito nos programas freemium de armazenamento, dê uma olhadinha nas soluções propostas pela Tatic.

Estamos à disposição para te contar como dados comprimidos potencializam a utilização da nuvem em qualquer esfera de necessidade, seja ela particular ou empresarial.