As empresas vêm, fortemente, ampliando suas formas de fazer negócio e implementando o comércio eletrônico.

A Inteligência Artificial é um ótimo recurso para que empresas que adotam o comércio eletrônico sejam mais produtivas, reduzam seus custos operacionais, incrementem receitas, fidelizem clientes e possam oferecer produtos e serviços de alta qualidade.

Confira a seguir as vantagens da aplicação da Inteligência Artificial no e-commerce:

Experiência personalizada do consumidor

A Inteligência Artificial é um instrumento para as empresas conhecerem o perfil dos consumidores.

É importante enfatizar que o cliente deve se sentir satisfeito desde que visitou uma página da web até o momento de receber e utilizar o produto. Hoje, os sites de comércio eletrônico se concentram no uso de chamadas atraentes e calls to action, na inclusão de vídeos e imagens de qualidade e na criação de carrinhos de compras eficazes e fáceis de usar, por exemplo. Esses pequenos detalhes influenciam diretamente na intenção de compra dos consumidores e potencializam a lucratividade dos negócios.

Mas é possível ir além: as empresas, conhecendo o perfil dos clientes, podem incluir modelos preditivos que orientem corretamente seu mercado-alvo, para que seus produtos e serviços tenham melhores vendas.

As predições também podem ser usadas para orientar o envio de mensagens promocionais atraentes. Também se aplicam à criação de campanhas publicitárias mais eficientes – tudo isso com base nas características e comportamentos específicos do consumidor.

Melhorar o atendimento ao cliente

As lojas online vendem seus produtos e serviços no mercado nacional e internacional e precisam oferecer atendimento personalizado. É o que os clientes atuais desejam e esperam – além de um serviço rápido. Um cliente que não recebe respostas por um longo período de tempo pode ter uma imagem ruim de uma loja online. 

Portanto, uma ferramenta de Inteligência Artificial que fornece retornos imediatos aos clientes é útil para lojas online atenderem no menor tempo e com respostas certas.

Além disso, o machine learning pode prever altos períodos de carga de trabalho ao longo do dia, permitindo que os call centers distribuam recursos de acordo à demanda de ligações.

Melhorar a logística

A Inteligência Artificial ajuda o comércio eletrônico a aprimorar o processo de entrega de mercadorias, devido a uma excelente análise de dados comerciais.

Graças ao machine learning e ao deep learning, é possível criar máquinas e programas capazes de predizer problemas. Dessa forma, elas podem acelerar o processo de distribuição de mercadorias.

É importante destacar que, com a análise completa dos dados, as empresas podem prever a ocorrência de falhas na entrega dos produtos. Com isso, poderão determinar os canais de distribuição mais apropriados para seus produtos. 

A Inteligência Artificial pode ser aplicada por todas as empresas dedicadas ao comércio eletrônico. A análise correta dos dados de negócios é ideal para que as empresas possam prever necessidades dos usuários e assim, aprimorar o relacionamento com clientes e a operação – criando plataformas que melhoram a experiência do usuário e entendem o comportamento do consumidor, implementando campanhas mais assertivas e  mantendo a eficiência de seus canais de distribuição.