O termo inteligência de dados é cada vez mais popular, e se refere aos procedimentos usados pelas organizações em grandes volumes de dados armazenados (Big Data) para obter informações úteis ou relevantes na tomada de decisão.

Nesse contexto, um número crescente de organizações / empresas está fazendo uso mais intensivo de grandes quantidades de informações coletadas por diversos meios; não apenas para tomada de decisão, mas também como um produto / serviço.

Nos dois aspectos, a abordagem de Inteligência de Dados trata principalmente de estruturar e analisar com eficiência essas informações armazenadas de maneira “bruta”. Então a informação pode ser apresentada ou não, em formatos apropriados, para maior facilidade de uso em benefício da organização.

Importância da inteligência de dados no armazenamento de dados

Coletar e analisar Big Data pelas organizações não é um conceito novo. Na última década, esse conceito tem recebido crescente importância, pois as tecnologias de informação e a internet têm maior presença nos negócios e em outras áreas.

Assim, na era em que vivemos hoje, velocidade e precisão no uso efetivo do Big Data podem fazer a diferença entre sucesso e falha na execução de um plano de negócios, plano de marketing, entre outros.

É exatamente nesse aspecto que entra em cena o Data Intelligence, permitindo que as organizações se adaptem muito mais rapidamente às mudanças repentinas nos mercados, muitas vezes em questão de segundos. A Inteligência de Dados conta com Inteligência Artificial (IA) para fornecer resultados superiores e também depende do estado de desenvolvimento da ciência da computação atual – especificamente nas áreas de Machine Learning e da própria Inteligência Artificial.

Como funcionam os algoritmos de inteligência de dados?

Os procedimentos usados ​​nos algoritmos de inteligência de dados funcionam com base nos seguintes fatores:

1. Descrição (da informação)
2. Diagnóstico (do negócio)
3. Previsão (do situação)
4. Decisão (do objetivo)
5. Prescrição (da ação)

Dessa forma, grandes quantidades de informações armazenadas são analisadas de forma eficiente, rápida e com uma porcentagem mínima de erros. A análise de grandes informações examina grandes quantidades de dados para descobrir padrões ocultos, correlações e outros insights.

Com as tecnologias atuais, é possível investigar seus dados e obter respostas quase instantaneamente, aumentando a produtividade e assertividade na tomada de decisões de negócios.