O quanto você sabe sobre a compressão de dados? Toda organização armazena informações e dados ao longo de seus processos, seja de clientes, fornecedores ou parceiros. Porém, são poucas as que realmente revertem esse ativo em conhecimento e ações estratégicas.

E quando colocam isso em prática, muitas vezes observam gastos excessivos em infraestrutura e pouca eficiência. Sabe qual o motivo disso? 

Normalmente isso acontece pela escolha do serviço que não oferece qualidade tanto de armazenamento quanto de compressão de dados.

Então, decidimos falar um pouco sobre o que é compressão de dados e como essa tendência entre as empresas é capaz de gerar redução de custos e com qualidade. Boa leitura!

Afinal, como definir o conceito de compressão de dados?

Resumidamente, dizemos que a compressão é a ação de compactar um dado legível, ou seja, reduzir seu tamanho para que possa ser transferido com mais agilidade através de um link na rede.

Sendo assim, quando há compactação diminui-se o tempo exigido para que a movimentação pela rede aconteça. Esse processo garante mais otimização na transferência de rede, permitindo que um volume maior de informações seja transferido de uma única vez.

Portanto, dados compactos exigem menos largura de banda, o que impacta diretamente no poder de transmissão de volumes de dados cada vez maiores. Por outro lado, a qualidade dos dados deve ser o cerne da tecnologia responsável pelo procedimento.

É justamente por isso que a escolha da parceira que oferece esse tipo de serviço em gerenciamento de dados deve ser muito bem pensada. Afinal, de nada adianta apenas compressão se não houver “Data Quality” e agilidade na disponibilização dos dados para análise operacional e estratégica.

Para completar, vale ressaltar aqui que a redução de custos é resultado da qualidade e eficiência da compressão, uma vez que viabiliza mais agilidade, flexibilidade e poder de tomada de decisão.

De que forma a compressão auxilia nas demandas atuais?

A compressão de dados é um recurso que surgiu em face à necessidade de gerir volumes de informação até então imensuráveis. Conforme a tecnologia empresarial avança mais e mais dados são absorvidos todos os dias, e isso impacta na forma como o negócio planeja, desenvolve e implementa suas estratégias.

Por exemplo, imagine uma companhia de Telecom gerando dados diariamente: onde colocar tudo isso? Sim, existem certas soluções no mercado que amenizam o problema, mas será que resolvem?

E mais: em meio a tantas informações com diferentes estruturas, importância e sensibilidade, como promover a análise que realmente traz resultados? Vamos supor que o time de Marketing em conjunto com o comercial decida implementar ações para encurtar o relacionamento com seus clientes, certo?

Como isso pode ser feito se a empresa não dispõe de dados claros, traduzidos e analisados em tempo real?

Todavia, com uma solução de data management que dispõe de incorporação, compressão, organização e armazenamento inteligente, a disponibilidade de dados para análise é o “divisor de águas” para que o negócio bata metas e atinja resultados.

O que é qualidade de dados e qual sua importância?

Sabemos que pode parecer um conceito abstrato demais, mas não é tão complexo assim. Isso porque a qualidade dos dados está intimamente relacionada aos valores inerentes às propriedades dos dados disponibilizados.

Desse modo, é o mesmo que inspecionar os dados atuais, buscando por inconformidades e irregularidades. Por isso é que muitas vezes ouvimos falar em “limpeza de dados”, que é o processo de acrescer ou remover certos aspectos de um dado.

A organização passa a contar com informações mais válidas e apuradas, impactando nas ações operacionais, estratégicas e de gestão. Ademais, garantir a qualidade dos dados tem as seguintes vantagens:

  1. Amplia o embasamento na ação de análise preditiva e não-preditiva;
  2. Potencializa as estratégias de marketing;
  3. Melhora o processo de tomada de decisão;
  4. Reduz custos, pois traz mais produtividade ao operacional.

Como a baixa qualidade de dados prejudica sua empresa

Agora que já vimos como a qualidade influencia no sucesso do negócio, vamos mostrar como a falta dela pode ser definitiva para a sobrevivência empresarial.

É importante salientar que as consequências de dados incoerentes se estendem ao longo de todo o fluxo de trabalho. Logo, os colaboradores, fornecedores, a cultura organizacional e os clientes podem ser afetados. Além disso, outros riscos surgem dessa situação, tais como:

  1. Gargalos financeiros que enfraquecem a empresa;
  2. Abre margem para problemas de segurança das informações, indo na contramão da LGPD;
  3. Dilui a produtividade, performance e tomada de decisão;
  4. Reduz a capacidade de retenção de clientes, uma vez que as estratégias são deficientes de assertividade.

Como você pôde notar a compressão de dados traz muito mais do que apenas redução de custos, ou seja, é um recurso valioso e de muito peso para qualquer empresa que almeja crescer em um mercado competitivo.

Para mais dicas como as de hoje é só acompanhar nosso blog. Nos vemos em breve!