Para estabelecer com eficiência uma gestão corporativa de resultados é fundamental que a organização e seus profissionais tenham como foco o gerenciamento de dados. Ou seja: o controle assertivo das informações mais pertinentes, sejam elas dos processos, do mercado e, sobretudo, dos clientes.
Contudo, o volume de dados empresariais obtido atualmente evidencia um crescimento exponencial nos últimos anos e obriga as empresas a buscarem meios para gerir com flexibilidade suas demandas.
Então, isso nos leva ao cerne do conteúdo de hoje, que é mostrar qual a importância do gerenciamento de dados para sua empresa. Se você percebeu que o seu volume de informações é grande e que isso cria certos gargalos operacionais, esse conteúdo foi feito para você. Acompanhe!
Devo me preocupar com o gerenciamento de dados da minha empresa?
A resposta mais direta para isso é: se você ainda não investe nesse processo, certamente já passou da hora de correr atrás disso.
E tem mais, cedo ou tarde o próprio mercado irá cobrar esse posicionamento de você. Afinal, gerenciar dados se relaciona diretamente com a consistência corporativa e margem para crescimento. Mas vamos por partes.
A gestão de dados é simplesmente o carro-chefe dos processos empresariais modernos. É por meio dessa gestão que os dados podem se converter em relevantes informações estratégicas, viabilizando melhorias contínuas no desempenho de todos os processos.
Podemos dizer que o objetivo intrínseco ao gerenciamento assertivo dos dados é conduzi-los através de uma sequência de captação, armazenamento, tratamento, limpeza e completa análise, seja a nível operacional, técnico ou estratégico.
Esse processo reflete maior solidez nas ações que envolvam esse indispensável ativo. Além disso, a gestão planejada torna viável analisar os dados de forma estratégica, com eficiência operacional e expressiva redução dos gargalos.
Enraizada em alta tecnologia, como Big Data, a empresa converte dados brutos em insights poderosos. Isso beneficia estratégias de expansão empresarial, redução de custos, além de aprimorar a comunicação com o mercado e otimizar o relacionamento com os clientes.
Pense na gestão de dados como uma maneira de aperfeiçoar a análise dos dados coletados em diferentes níveis, oportunizando a compreensão do panorama da organização com agilidade e o desenvolvimento de cenários de análise preditiva – o que levaria tempo demais sem o suporte tecnológico adequado para o gerenciamento.
Facilita também o processo de adequação à LGPD
Outro ponto que denota a relevância do gerenciamento de dados diz respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). A Lei está em vigor desde o último dia 18 de setembro, e obriga todas as empresas a terem mais responsabilidade sobre o processo de captação, armazenamento, tratamento e manipulação dos dados de seus clientes, fornecedores e parceiros.
Embora as multas e sanções sejam aplicadas somente a partir de agosto de 2021, é uma demanda urgente que você precisa considerar agora.
Nesse cenário, o serviço de gerenciamento de dados elimina consideravelmente os gaps na conformidade à legislação, uma vez que define a governança de dados a partir de um banco unificado, tratado e robusto.
Conheça alguns benefícios do sistema de gerenciamento de dados
O sistema de gerenciamento pautado em tecnologia de ponta atende os objetivos dos mais variados segmentos do mercado.
Se tomarmos o mercado de Telecom como exemplo, temos como um objetivo comum a melhoria contínua no relacionamento com os clientes e na prestação de serviços.
Nesse contexto, o gerenciamento funciona em prol do armazenamento inteligente do grande volume de dados. Tem também o foco em gerar mais conhecimento sobre os clientes, possibilitando que a empresa desenvolva esse relacionamento – com ações engajadoras e com base no perfil específico do público-alvo – e aprimore a qualidade de suas ofertas e serviços.
Certo, mas na prática como isso acontece? Podemos responder com 3 benefícios a seguir!
1. Alta velocidade de armazenamento e processamento
Esse tipo de solução possui grande capacidade operacional para armazenar e processar dados de diferentes origens, tipos, estruturas e complexidade.
Devido ao crescimento exponencial da geração de dados, seja através dos processos empresariais ou mesmo de IoT (Internet das Coisas), é uma vantagem que você precisa ter em seu negócio.
2. Alta tolerância a falhas
E você não precisa se preocupar com problemas no sistema que impeçam a continuidade do trabalho, já que sistemas de gerenciamento de alta performance são totalmente protegidos contra falhas relacionadas a hardwares.
Caso isso aconteça o próprio sistema faz uma redistribuição das demandas. Dessa forma, garante que a manutenção da distribuição computacional. Além do mais, o sistema gera múltiplas cópias para ampliar ainda mais a segurança.
3. Poder computacional elevado para atender as demandas
Por ter estrutura baseada em Big Data avançado, o sistema de gerenciamento de dados tem grande poder computacional, que garante mais capacidade de processamento para os dados da sua empresa. Isso gera produtividade e flexibilidade para planejar os próximos passos da estratégia.
E mais: além destes benefícios, podemos citar redução de custos, diminuição dos riscos de segurança, além da abertura de novas e melhores oportunidades de negócios no mercado graças ao aumento no nível de conhecimento.
E agora, já consegue reconhecer melhor a importância do gerenciamento de dados para sua empresa? Em breve iremos nos aprofundar nesse tema de extrema relevância para o sucesso do seu negócio, fique de olho!