Como você tem preparado a TI da sua organização para enfrentar os desafios e desfrutar das oportunidades em 2021?

Quem compreendeu que 2020 não trouxe somente adversidades, mas também oportunidades de crescimento, certamente está na frente da concorrência.

A transformação digital foi acelerada como nunca e, projetos estagnados há tempos – como de melhorias de TI – ganharam novos contornos em face à presença pujante da tecnologia.

Pensando nos potenciais gargalos dessa nova etapa que se inicia, a Tatic reuniu 4 ações que facilitam a preparação das demandas de TI, para que sua empresa possa incorporar com eficiência o novo perfil corporativo necessário para a retomada.

Portanto, nos acompanhe nessa leitura repleta de informações relevantes para o sucesso do seu negócio. Vamos lá!

Como o mercado atual exige uma atuação mais arrojada

Mesmo em meio a tantas incertezas e desafios constantes ao longo de 2020, a verdade é que negócios já têm começado a retomar suas forças desde meados de agosto e setembro do ano passado, como temos podido acompanhar em algumas notícias.

Embora isso seja como uma injeção de otimismo, ao mesmo tempo cria um senso de urgência nas empresas em escalar seu operacional, para não perder nenhuma nova oportunidade e acabar para trás no mercado.

Por isso é fundamental focar nos processos atuais, identificar como melhorar e ainda equilibrar uma infraestrutura de TI que consolide estratégias em ações eficientes.

Por exemplo, uma prática que cresce a cada dia é o investimento em plataformas de gerenciamento de dados.

A geração de dados – seja em ambiente físico como digital, exige das organizações mais agilidade na conversão de informações brutas em novas estratégias e insights que alavanquem as vendas.

Além disso, a solução de Data Management favorece demandas de TI ainda mais otimizadas e preparadas para suprir necessidades escaláveis.

4 AÇÕES QUE ESTIMULAM A EFICIÊNCIA DA TI PARA SUPRIR A ALTA DEMANDA DE 2021

Considerando a afirmação acima, você verá agora 4 ações que podem estimular o aperfeiçoamento da TI em sua empresa, confira!

1. Amplie a escalabilidade dos recursos de TI

A crise alimentada pelo isolamento e quarentena, mudou irrevogavelmente o comportamento das pessoas, vide o aumento exponencial nas compras online e as novas prioridades, por exemplo

O que pretendemos dizer com essa informação é que o contexto da pandemia, do ponto de vista da empresas, traz também novos cenários de análise, novas formas de trabalho e novos volumes de dados que podem e devem ser tratados adequadamente. Isso pode facilmente estancar sua capacidade operacional, ocasionando oportunidades perdidas e, sobretudo, estreitamento dos resultados estratégicos.

Sendo assim, é imprescindível dispor de recursos que tragam mais escalabilidade ao operacional. Como a aquisição de uma solução de gerenciamento de dados, que oferece completa escalabilidade para o aumento recorrente da demanda.

Muito disso se deve à presença da recursos em nuvem, que viabilizam a atuação dinamizada e flexível ao oferecer:

  •   Concessão de mais Containers.
  •   Distintos servidores que ampliam a margem do fluxo de trabalho.
  •   Ganhos na velocidade do armazenamento inteligente.
  •   Aumento do número de processadores.
  •   Diferentes opções de integração.
  •   Maior disponibilidade de recursos com total segurança para a TI.

2. Promova maior autonomia dos sistemas operacionais

Em um contexto em que a infraestrutura de TI se encontra sobrecarregada, o fluxo de trabalho pode ser prejudicado justamente pela inabilidade de os sistemas trabalharem com autonomia.

Visando solucionar esse gargalo, muitas empresas focam apenas na implementação de APIs – plataformas e ferramentas de acesso – de maneira individualizada, o que pode gerar lentidão e baixa eficiência, além de impactar na integração entre os recursos, dificultando a tomada de decisão.

Por outro lado, a plataforma oferecida pela Tatic pode solucionar prontamente esse problema, uma vez que propicia integração de verdade, através de APIs em sintonia com as necessidades da organização.

3. Analise de forma unificada o desempenho dos componentes de aplicação

Os componentes de aplicação são parte inerente à otimização da infraestrutura de TI, pois representam a sustentação de todos os procedimentos que envolvem a informação.

Por isso, uma ação que todo gestor em conjunto com a TI deve implementar é a avaliação do desempenho atual dos componentes.

Conforme o volume de dados aumenta, cresce também a necessidade de gerir com flexibilidade e eficiência as informações, para evitar problemas operacionais e system crashes.

Entretanto, o objetivo principal dessa avaliação operacional é determinar um planejamento alternativo para quando isso acontecer.

Um bom exemplo de solução eficaz é investir em uma solução que agilize o atendimento de SLAs. Essa ação estimula alta performance, ganhos em transparência e satisfação entre usuários e clientes.

4. Disponha de testes de desempenho para identificar gargalos e pontos de melhoria

Para que a sua infraestrutura de TI, combinada com soluções e recursos para aperfeiçoar processos, seja realmente eficiente, é imprescindível estabelecer periodicidade nos testes de desempenho.

Essa etapa irá testar suas aplicações, APIs, plataformas e, acima de tudo, a consistência e capacidade do banco de dados acerca das demandas atuais.

O intuito aqui é estabelecer como esse conjunto responde em um contexto de estresse, que é ocasionado pela elevada requisição dos recursos.

A Solução Tatic Dora, por exemplo, executa essa função de forma diligente. Além disso, oportuniza a escalabilidade da capacidade atual, objetivando a absorção de novas tarefas.

Assim, é capaz de apontar todos os gargalos, ampliar o refinamento dos algoritmos de Machine Learning e analisar os componentes que formam a infraestrutura operacional e assimilar como respondem na prática.

Investir na solução certa é a melhor estratégia

Na hora de investir, é essencial analisar se a solução proposta oferece todos os recursos que permitam executar as ações citadas. A ideia é favorecer a TI voltada à máxima eficiência, possibilitando que a organização atenda à emergente demanda que surgirá em 2021.

Afinal, se estamos em movimento de retomada, as necessidades do mercado exigirão muito preparo e estratégias inovadoras.

Acesse para conhecer a solução que pode mudar o panorama da sua empresa em 2021. Até breve!