As operações empresariais e as demandas de TI estão cada dia mais entrelaçadas – e implantar tecnologias adequadas e eficientes é uma das chaves para sustentar o sucesso da organização no mercado. Uma das importantes tecnologias que tem aberto seu caminho entre as empresas é o armazenamento inteligente dos dados.

Estamos falando de processos completos de automação e rápida adaptação às demandas dos clientes.

Atuando a partir de hardwares instalados na empresa, aplicações virtuais e serviços na nuvem, esse recurso tem se mostrado um verdadeiro divisor de águas quando o assunto é extrair insights valiosos das informações.

Neste material iremos discutir mais sobre como o conceito de Intelligent Storage tem conquistado mais empresas a cada dia. Continue a leitura e surpreenda-se com as dicas e informações que compilamos para você!

Armazenamento inteligente favorece controle assertivo

O armazenamento inteligente de dados se baseia em um serviço ou sistema de armazenamento estruturado em Inteligência Artificial.

Seu objetivo é impor um constante processo de aprendizagem, sempre buscando altos níveis de adequação aos tipos e origens das informações, sua organização, a um possível ambiente híbrido de nuvem, coordenando e conduzindo os dados até o momento ideal para os gestores.

A sua relevância empresarial está no fato de que a tecnologia direciona os dados precisamente para onde houver necessidade, garantindo total otimização dos dados em seu precioso ciclo de vida.

Por conseguinte, o controle sobre os processos se torna mais assertivo, seguro e altamente escalável. Em sua maioria é um serviço em modelo SaaS (Software as a Service) onde a empresa só paga pelos recursos utilizados.

A verdade é que atualmente nós estamos na era dos dados, ou seja, eles podem se tornar um ativo com grande utilidade, mas apenas se houver acessibilidade, organização e análise consistente.

Desbloqueie o potencial dos dados com o armazenamento inteligente

A geração de dados segue atualmente uma curva de crescimento exponencial. A informação está sendo gerada a partir de diferentes fontes, muitas das quais não eram nem previstas anteriormente.

Apesar dessa explosão apresentar inúmeros desafios às organizações, a realidade é que oferece também uma abundância de oportunidades que, com as ferramentas e recursos certos, viabilizam insights que impulsionam as empresas.

Empresas que efetuam uma análise construtiva de Big Data conseguem se tornar muito mais eficientes e competitivas diante da concorrência acirrada do mercado. Entre as muitas possibilidades com o armazenamento inteligente, temos:

  •   Maiores probabilidades de atingir cada vez mais clientes
  •   Identificação de novas e mais robustas fontes de receita
  •   Reconhecimento e absorção de novos modelos de negócios
  •   Escalabilidade para fomentar um crescimento contínuo

Todavia, vale apontar também que empresas que não focam no armazenamento inteligente, estão ficando para trás, pois perdem regularmente boas oportunidades em meio aos dados não gerenciados corretamente.

No mercado hoje, há cada dia mais serviços com vasta capacidade de armazenamento que, aliados à tecnologia de banco de dados em código aberto (Open Source), por exemplo, trazem recursos avançados a todos os portes de empresas.

Portanto, a tecnologia certa de armazenamento inteligente de dados é responsável direta por desbloquear o potencial existente em sua informação. Afinal, ela tem libertado o tempo dos gestores e ampliado consistentemente o valor das informações.

BENEFÍCIOS DE ARMAZENAR DADOS COM INTELIGÊNCIA

Todas as empresas podem utilizar o serviço em seu dia a dia, mas o armazenamento inteligente de dados é voltado aos elevados volumes de dados.

É precisamente em ambientes de massivos fluxos de informações que seus benefícios são realçados,. Entre eles, ampla organização e máxima eficiência na aquisição de insights significativos.

Desse modo, existe um leque de efeitos positivos ao implantar um serviço inteligente, Separamos os 2 principais que você precisa conhecer!

Gerenciamento de dados simplificado

Há quem afirme que os dados são o ativo mais valioso das organizações. É justamente por isso que dispor de uma sólida infraestrutura para otimizar o fluxo de trabalho da TI, assegurar a integridade e ampla adaptabilidade ao crescimento da aquisição dos dados é imperativo para a organização.

Por se tratar de uma tecnologia que se ajusta às exigências do ambiente e redimensiona seu comportamento quando necessário, as organizações conseguem atuar livres de gargalos operacionais que, até pouco tempo, exigiam melhorias de infraestrutura para escorar o aumento das demandas.

Elevada segurança operacional

Independentemente do segmento da organização, a segurança da informação é uma das maiores preocupações.

E quando a empresa investe em segurança elevada, ela acaba mitigando adversidades. Entre elas, situações relacionadas à perda de confiança dos consumidores, inesperados períodos de inatividade operacional e prejuízos à saúde financeira.

O armazenamento inteligente é guiado através de inteligência artificial, ou seja, promove a previsão de ameaças à segurança, além da capacidade de restaurar sistemas após potenciais interrupções.

 

Conseguiu notar como o armazenamento inteligente vai muito além do simples “guardar dados em disco ou em nuvem”?

É uma das estratégias mais modernas e recomendadas para empresas que compreendem a importância de avaliar cada aspecto dos seus dados.

Esperamos ter apresentado um material realmente interessante para promover processos de excelência em sua organização.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou se você deseja se aprofundar no tema, não hesite em procurar a Tatic. Temos ampla experiência no armazenamento inteligente e no gerenciamento de alta performance dos dados. Fale com a gente!