A crise afetou intensamente o setor varejista, e incontáveis negócios tiveram que se adaptar para não retrair seu posicionamento no mercado.

Contudo, como sempre é válido absorver novas experiências mesmo em cenários adversos, podemos observar que a crise impulsionou certos elementos que se arrastavam até então. Estamos falando da transformação digital e digitalização dos processos operacionais da maioria das organizações – o contexto do varejo tecnológico.

Então, mesmo com as intensas exigências da crise nos últimos meses, a verdade é que isso abriu precedentes para que tendências – antes somente no papel – ganhassem vida em meio às dificuldades.

Pensando nisso, decidimos elaborar este material que traz dicas fundamentais para que o varejista possa desenvolver com mais autoridade os aspectos do seu varejo tecnológico, pois é crucial almejar a retomada pós-pandemia. Confira!

Qual o eixo para a recuperação do varejo na crise?

O eixo para a recuperação – principalmente se considerarmos a complexidade de um contexto de pandemia – foi a adesão às tecnologias emergentes no varejo, sem dúvidas.

Quando no auge da pandemia, com o comércio basicamente fechado e o isolamento social em alta, a desesperança tomou conta do varejo. E não foi para menos, já que as vendas praticamente cessaram e os prejuízos foram empilhados em estoques cheios e serviços interrompidos.

Por outro lado, o varejo brasileiro pode ser considerado como um dos mais resilientes no mundo, pois as mudanças são algo de praxe por aqui. Sendo assim, mesmo em meio ao avanço da pandemia, o varejo começou a guinar seu direcionamento, a fim de identificar formas de driblar as adversidades.

Nesse mesmo período um elemento começou a tomar forma entre grande parte das empresas varejistas: a transformação digital que, mesmo tardia, se mostrou o recurso preciso para ajudar a alavancar a retomada das vendas.

Em suma, quem já havia iniciado sua caminhada tecnológica fez questão de “apressar o passo” para consolidar as ferramentas e recursos no operacional. E quem ainda não havia dado os primeiros passos se vê obrigado a correr contra o tempo, com o intuito de promover a aplicação de recursos tecnológicos para potencializar aspectos como relacionamento com clientes, operações e processos e o desenvolvimento de estratégias mais acertadas para seus diversos públicos de interesse.

Isso nos leva ao próximo tópico, no qual abordaremos as principais tendências advindas das novas necessidades do mercado, acompanhe!

Veja 3 tendências sólidas no varejo

Entre a adoção de novas tecnologias e recursos de automação de vendas, um elemento ganhou ampla evidência: o comportamento do novo consumidor.

A experiência e a jornada do cliente serão pontos cada vez mais importantes em uma estratégia varejista, a qual demanda planejamento e muita análise, pois o consumidor moderno não aceita mais “qualquer coisa”.

Novo comportamento de consumo

Uma forma de encarar positivamente as mudanças nos hábitos de consumo, é assumir que, irrevogavelmente, a crise deixará marcas em como o cliente pretende consumir daqui para frente.

Apesar de as tendências apresentarem um teor de incerteza quanto à consolidação prática, é essencial que a organização esteja aberta a absorver as transformações e buscar estratégias inovadoras.

Todavia, vale destacar que a tecnologia é o cerne dessa questão. Dizemos isso porque o ambiente digital costuma gerar ainda mais informações, que podem ser convertidas em ações estratégicas de alta performance.

Por exemplo, sua plataforma recebeu o cadastro completo de vários clientes em poucos dias. Além disso, os relatórios apontam com exatidão como foi o consumo de cada um.

Já imaginou utilizar esse insight para ofertar benefícios específicos que estimulam ainda mais vendas, impactando na experiência de compra? Então, esse é o primeiro passo para ampliar a fidelização.

Integração de canais deve ser a base para o varejo tecnológico

Como falar sobre a experiência do cliente moderno e não citar a integração entre os canais de comunicação, não é verdade?

Assim como a automação de processos, a integração deverá ser uma constante no varejo tecnológico.

Conhecer e respeitar as preferências do seu cliente é essencial. Afinal, nem todos gostam de receber e-mail, da mesma forma que muitos preferem um contato via WhatsApp, por exemplo.

Entretanto, quando o varejo não dispõe de integração, se torna complexo realizar esse acompanhamento, e isso impacta de forma negativa nos resultados.

Portanto, integrar o chatbot, email, SMS, WhatsApp, canal Web e tantos outros canais, é certamente uma tendência que o varejista não deve ignorar.

Ofereça relacionamentos personalizados aos consumidores

Você chegou até aqui, conhece o perfil do seu consumidor, sabe das suas preferências e implementou uma integração consistente dos canais, mas ainda assim não enxerga resultados, o que mudar?

O relacionamento precisa ser o mais personalizado possível, com base nas informações previamente armazenadas e gerenciadas.

Esse conhecimento aprofundado pode se tornar um grande ativo para o dia a dia do varejo, tanto físico quanto digital. Nesse sentido, analise ainda a melhor abordagem para integrar os ambientes do seu varejo, pois essa ação também favorece a comunicação aproximada.

 

3 passos para potencializar vendas no varejo tecnológico

1. Reavalie as estratégias para maior redução de custos

É bem provável que a maioria das estratégias implementadas pelas empresas antes e durante o ápice da pandemia podem não surtir mais efeitos hoje em dia. Além de inibir a conquista de resultados, isso pode causar grandes prejuízos à saúde financeira do negócio.

Dessa maneira, para potencializar suas vendas no varejo tecnológico pós-pandemia, reavalie cada aspecto do plano estratégico. Isso viabiliza à gestão identificar gargalos e pontos de melhoria e, sobretudo, redirecionar os recursos para enxugar custos e ampliar a eficácia operacional.

Entretanto, vale salientar que cortar investimentos não se relaciona por completo à redução de custos; ou seja, muitas vezes a economia vem justamente de investir nas soluções e recursos certos.

Então, a dica aqui é mudar o foco para a captação, armazenamento inteligente e análise de dados dos clientes.

2. Implemente um processo consistente de análise de dados

Em um processo comercial bem estruturado é comum o surgimento de oportunidades de negócio. Mas o que determina o sucesso da empresa é o real aproveitamento sobre cada oportunidade.

Logo, entre as práticas para fortalecer as vendas no varejo, está colocar a análise de dados dos clientes em funcionamento.

A avaliação certeira das informações do consumidor torna os varejos mais competitivos, pois direciona a oferta de produtos e serviços com base na sua procura e potencial para aumento da margem de lucro.

3. Traga a tecnologia a bordo

Para adentrar o pós-pandemia com estrutura adequada para suprir as necessidades do mercado, a tecnologia é o único caminho.

Não há outra forma de concretizar esse objetivo senão por meio de soluções modernas de captação, armazenamento inteligente, gerenciamento e analytics, que são recursos vitais para o sucesso do negócio.

 

Qual tecnologia pode aperfeiçoar o uso de dados e a experiência do cliente?

O investimento adequado deverá ser em uma plataforma específica para o varejo, uma solução que favoreça maior proximidade nos moldes propostos pela transformação digital.

O varejo tecnológico precisa transformar seus dados em insumos estratégicos para a tomada de decisão consciente.

A tecnologia pensada para o varejo possibilita, por exemplo, a consulta do histórico de compras via web e relatórios coesos contendo os gastos dos clientes por categoria de produtos – conhecimento sobre o consumidor, que é essencial para compor estratégias mais conexas e coerentes.

A Tatic, por exemplo, disponibiliza Vero, que é justamente uma plataforma que estreita o relacionamento com seu cliente, além de viabilizar o desenvolvimento de melhores experiências junto ao seu varejo. Acesse agora mesmo para saber mais.

Os varejistas têm o poder ao alcance para tomar a decisão certa e assumir um posicionamento inovador diante das complexidades enfrentadas nos últimos meses. No entanto, sabemos também que essa etapa exige preparo e muito planejamento.

Acreditamos que os primeiros passos rumo ao varejo tecnológico você já conhece. Porém, caso encontre dificuldades para pôr tudo isso em prática, saiba que a Tatic está à disposição para apoiar no que for preciso. Tudo que você precisa fazer é contactar nossa equipe de profissionais, pois, além da tecnologia de ponta, temos o conhecimento de que você precisa para fazer a diferença no varejo!