A expectativa para o varejo brasileiro é de que a tecnologia aliada à análise de dados seja um dos principais eixos do movimento de retomada de resultados.

A utilização dos dados entra em cena para potencializar a antecipação das demandas dos clientes, identificar suas preferências de interação, canais de comunicação mais relevantes e, sobretudo, promover ações customizadas para o consumidor.

A tecnologia de análise ajudará os varejistas a oferecerem o produto correto, no momento oportuno e para o perfil ideal de consumidor.

Então, quer conhecer a importância da análise no varejo? O que acha de aproveitar melhor suas oportunidades de gerar vendas? Acompanhe a leitura para saber mais!

A análise de dados é realmente importante para o varejista?

A importância do processo de análise das informações de um negócio de varejo se traduz na identificação das preferências e expectativas do consumidor no processo da compra, seja de um serviço ou produto.

Traduzir dados brutos em informações aplicáveis potencializa a criação de estratégias de marketing de grande impacto para as vendas. É como se o seu time enxergasse todos os elementos que rodeiam o poder de decisão do cliente.

Indo além, é ser capaz de extrair disso insights que direcionam as ações, sempre visando atingir pontos de dores e suprir necessidades com assertividade. A possibilidade de analisar dados dos clientes deveria ser vista como uma oportunidade e não obrigação, como é o caso de muitos varejos no mercado.

Há ainda um outro ponto pouco explorado e, sobretudo, pouco comentado, que é a melhoria operacional do varejo. Isso porque a análise de dados favorece também a gestão de compras e o controle do estoque, por exemplo, uma vez que há uma “previsão” mais clara do fluxo de demandas.

Quais resultados esperar da análise de dados consistente no varejo?

O principal resultado ao avaliar dados é conseguir criar campanhas e ações de vendas mais bem direcionadas.

É fundamental considerar que o perfil do consumidor do varejo está sempre em evolução, e tem sido remodelado ainda mais expressivamente nos últimos meses.

Partindo dessa premissa, a customização das ações no varejo proporcionará outros três resultados insubstituíveis para o varejista garantir seu espaço no mercado:

Melhorias contínuas na satisfação do cliente

Empresas que não consideram a satisfação do seu público-alvo certamente estão fadadas à estagnação no mercado.

Então, essa deve ser a verdade absoluta que rege o comércio varejista, visto que ele depende muito de um “relacionamento estável” com seu público.

Dessa maneira, os dados obtidos em compras, cupons fiscais, registros de atividades na plataforma do negócio, entre outros, oferecem a orientação para otimizar o atendimento e fortalecer o relacionamento com o cliente.

As probabilidades de compreender seu comportamento de compra e futuras necessidades crescem significativamente, ou seja, a fidelização será uma consequência direta.

Desenvolvimento de estratégias de vendas relevantes

A integração trazida pela tecnologia para análise reúne dados e estatísticas que se transformam em informações para sustentar o processo de tomada de decisão.

Analisar dados consiste em extrair o máximo possível de conhecimento, a fim de planejar ações para aumentar as vendas, que podem ter como base o direcionamento de recursos a outras tecnologias, estratégias de marketing mais bem construídas, capacitação da equipe para atendimento e pós-venda, por exemplo. Claro, sem perder de vista a margem para identificar as melhores maneiras de engajar e fidelizar o cliente à sua marca.

Aprimoramento operacional e estratégico contínuo

Muitas pessoas acreditam que a eficiência da análise se restringe apenas ao processo de tratamento inteligente dos dados, mas vai além.

Uma vez que seu varejo percorreu todo o trajeto de coleta, armazenamento, interpretação e compartilhamento, é hora de voltar os recursos da análise para os resultados das estratégias.

Dessa forma, surge a oportunidade de compreender na prática, e através de relatórios concisos, se os seus esforços compensaram. Entender se as estratégias atingiram a proporção esperada e se o lucro se concretizou.

A partir disso, seu varejo sabe precisamente quais estratégias alterar, quais caminhos deixar de seguir e, sobretudo, o que precisa ser feito para que os clientes continuem a notar o valor daquilo que você oferece.

 

Então, saiba que qualquer varejo, independentemente do segmento, tem como obrigação buscar recursos e ferramentas tecnológicas que simplifiquem sua atuação, e forneça a capacidade de avaliar um dos ativos mais importantes atualmente, que são os dados.

Esperamos ter mostrado informações que possam ser válidas para o crescimento do seu varejo. O movimento de retomada de resultados exigirá ainda mais empenho e atitudes inovadoras! Portanto, investir na análise de dados pode ser a melhor alternativa. Acompanhe o Blog Tatic para mais temas relevantes como o de hoje. Até breve!