Com os impactos ocasionados pela pandemia, há certas dúvidas pairando sobre o rumo do setor varejista.

Isso é especialmente importante ao pensarmos sobre como deverão ser as vendas no varejo. Apesar de grande parcela do mercado ter aderido consistentemente ao digital por alguns meses, devido às restrições, aos poucos a normalidade usual mostra seu retorno.

Quem corrobora com essa afirmação é uma matéria da revista Exame que, mesmo em face à evolução digital, afirma que as lojas físicas não irão desaparecer como se previa há alguns meses em meio às incertezas.

Então, o varejo físico terá grande parcela de responsabilidade sobre os lucros e o crescimento das organizações. Mas evidencia-se a necessidade emergente de recorrer a recursos tecnológicos para preparar esse ambiente para as transformações e os desafios.

Portanto, acompanhe e entenda como as tecnologias são a grande aposta para sobrepor os obstáculos. Boa leitura!

O varejo tradicional passará por mudanças, mas não acabará

Se você analisar o cenário do varejo atual apenas pela vertente das mudanças recentes, poderá pensar que a tendência é a migração definitiva para o digital. Porém, a realidade é que o varejo físico continuará sendo um elemento-chave para os resultados.

Quem nos mostra essa verdade é a Global Retail Show 2020, que reúne varejistas e consultores, onde foi constatado que uma estratégia bem “lubrificada” entre o PDV físico e o digital é capaz de fortalecer o varejo em ambas as frentes comerciais.

Sendo assim, o desafio está em estabelecer as etapas necessárias para a transformação e mesclagem entre os ambientes, mas sem perder o foco específico no varejo físico, que enfrentará as maiores mudanças.

Vendas no varejo: 4 tecnologias que são tendência e impactam nas vendas

1. Computação em nuvem

Muitos associam a computação em nuvem (Cloud Computing) apenas ao ambiente digital.

Contudo, essa tecnologia é responsável por “amarrar” as demandas e processos dos ambientes digital e físico, e também por oferecet maior acesso a informações que são base para o desenvolvimento de estratégias e agilidade na consulta de estoques, consulta aos históricos de compras e relatórios de gastos do cliente.

Aliás, isso tudo acontece em tempo real, o que amplia a importância de estruturar o operacional a partir desse elemento imprescindível para o varejo físico estar conectado o tempo inteiro aos seus procedimentos.

Outro ponto beneficiado é o armazenamento dos dados em bancos de dados em nuvem, como na captura de cupom fiscal, por exemplo.

Portanto, a nuvem será o alicerce para elaborar estratégias que permeiam a totalidade dos processos do seu varejo, especialmente o tradicional.

2. Big Data para análises complexas

Certamente você consegue identificar em seu varejo a constante geração de dados, não é mesmo? Então, transformar esses dados em informação útil viabiliza melhor direcionamento estratégico e pode ter amplo impacto na experiência do cliente.

A abordagem  de Big Data potencializa o cruzamento de dados, convertendo grandes fluxos de informações em ativos que podem ser utilizados para compreender:

  •   Padrão de compra
  •   Preferências
  •   Hábitos de compra
  •   Tendências de consumo e comportamento
  •   Elementos de impacto na satisfação do cliente

Desse modo, se torna viável gerar mais experiências de valor e, como sabemos, isso intensifica a fidelização do consumidor do seu varejo.

3. Multicanalidade

As tecnologias que envolvem a Multicanalidade possibilitam interações  por meio de variados pontos de contato.

Podemos listar interações via e-mail, telefones, redes sociais, SMS, canal Web, chatbot e WhatsApp, que formam uma experiência de consumo realmente valorizada pelo cliente. Afinal, o uso inteligente de canais gera oportunidades de diversificar e ampliar o relacionamento com o cliente, levando-o muito além da experiência na loja.

4. Plataforma de negócios especializada

Como dissemos, o investimento em tecnologia para seu varejo físico é parte imprescindível do processo de mudanças – processo esse que será determinante para a consolidação de um operacional enxuto e largamente eficiente.

É por isso que uma das tecnologias a considerar inicialmente é uma plataforma de negócios específica para o varejo moderno, ou seja, uma solução robusta e que trate seus dados com o cuidado necessário.

Essa ferramenta é a alternativa ideal para consolidar seus processos, pois viabiliza:

  •   Estreitar o relacionamento com o cliente
  •   Aproveitar vantagens como histórico de compras, cupom fiscal via mensagem e lista de compras personalizada
  •   Aumentar as chances de fidelização
  •   Transformar os dados em insights valiosos de negócio
  •   Estimular a experiência de valor diferenciada
  •   Favorecer a conformidade à LGPD
  •   Desenvolver campanhas personalizadas por perfil de cliente
  •   Trabalhar com ofertas e recomendações exclusivas baseadas no comportamento de compra
  •   Canal exclusivo de mensagens
  •   Integração com PDV
  •   Analytics avançado
  •   Analytics para a cadeia de fornecedores
  •   Monetização dos dados
  •   Suporte na negociação com marcas

Diante de todas estas vantagens, não há como ficar indiferente à necessidade de transformar o seu varejo. Afinal, muito embora o varejo tradicional não vá desaparecer, a realidade é que deve passar por renovações importantes, a fim de assegurar seu espaço em um mercado cada vez mais impactado pela transformação digital.

Acompanhe o Blog Tatic para ter sempre em primeira mão os temas mais relevantes para o seu negócio!