E se você pudesse apoiar a tomada de decisão em uma tecnologia analítica pensada para o varejo, a fim de gerar maior satisfação aos clientes e vendas ao negócio?

Considerar a experiência do cliente no varejo não se resume ao bom atendimento ou pós-venda de sucesso. É fundamental aprofundar o conhecimento sobre seu perfil de consumidor, preferências e tendências de compra, criando condições para o aprimoramento contínuo dessa experiência.

Afinal, é justamente isso que amplia os resultados, viabiliza o aproveitamento de oportunidades, eleva o reconhecimento da marca e, ainda, garante maior alinhamento do negócio ao processo de transformação digital.

Quer entender melhor o que a tecnologia analítica é capaz de proporcionar ao seu negócio? Então, continue a leitura até o final e veja dicas eficientes!

O que é tecnologia analítica no varejo?

A tecnologia analítica – também conhecida por Analytics ou apenas Inteligência Analítica, consiste no uso de ferramentas que realizam a captação e análise contínuas  de dados, com foco na extração de informações relevantes e aplicáveis para a estratégia e o operacional do negócio.

Por exemplo, desenvolvendo um mapeamento constante para identificar potenciais padrões comportamentais de um cliente em uma plataforma online do varejo.

Portanto, é uma maneira muito eficiente de ter amplo conhecimento sobre detalhes aprofundados e contextualizados dos consumidores, gerando insights que podem ser convertidos em ações promissoras e que impactam na experiência do cliente no varejo.

Como sabemos, o mercado atual não suporta mais a mesmice. Ações desgastadas e conhecidas pelo consumidor podem levar grandes ideias ao fracasso, isso é fato.

Dessa forma, é imperativo ir além e procurar nuances que indiquem um caminho de processos inéditos e que atraiam a atenção do seu público.

Por exemplo, é possível oferecer um produto ou serviço complementar a um cliente, sem conhecer suas preferências e hábitos de consumo? É provável que não. É um cenário em que se torna muito mais difícil estimular maiores interações do cliente, reduzindo assim, a taxa de fidelização.

Como a tecnologia analítica pode ajudar o seu varejo

Ao absorver, ordenar e analisar informações vitais sobre o as interações e o relacionamento com os clientes, a tecnologia analítica no varejo traz inúmeras vantagens competitivas.

Quando falamos em varejo online, toda informação relevante sobre o cliente pode ser convertida em estratégias inovadoras e engajadoras – claro, desde que respeite as exigências impostas pela LGPD.

Desse modo, a gestão do varejo pode identificar caminhos mais assertivos para lidar com as necessidades dos consumidores – por exemplo, com o reconhecimento de produtos mais acessados.

Por outro lado, é válido salientar um ponto muitas vezes confuso para os varejistas: a tecnologia analítica não se aplica somente ao varejo digital, pelo contrário. Por meio da aquisição e aplicação adequada das informações é viável replicar o olhar estratégico baseado em dados ao varejo físico.

Podemos definir a importância do Analytics como análises minuciosas, levantadas por meio de recursos tecnológicos, que direcionam melhor as estratégias de promoção, de diálogo com os consumidores e precificação certeira dos produtos.

O resultado é maior satisfação pelo cliente, já que recebe mais atenção de forma personalizada e com grande impacto em sua percepção quanto à marca.

Quais tendências tecnológicas a acompanhar para um varejo completo e eficiente?

Como o varejo é um segmento em constante evolução, é comum o surgimento de tecnologias voltadas às suas necessidades.

Por isso, você deve ser vigilante quanto aos recursos que realmente podem trazer maior eficiência operacional.

Iremos apontar a seguir 4 tendências que têm mudado a forma como os varejistas se posicionam no mercado:

  1. Fusão do ambiente físico com o digital, criando um amplo canal de comunicação e interação com os clientes.
  2. Foco total nas melhorias que agregam valor à experiência de compra.
  3. Aumento expressivo das vendas através da aplicação de elementos da inteligência artificial.
  4. Análise consistente das informações e dados coletados no fluxo de interação com a organização.

Cada experiência de compra é muito importante – ela gera novas oportunidades! Você aproveita todas elas ? A tecnologia analítica pode ajudar a conhecer, compreender, acompanhar e potencializá-las melhor, por meio da análise inteligente e aplicável dos dados. E se você ainda não dispõe de tecnologia analítica no varejo, certamente já está na hora de implementar a mudança definitiva.

Acompanhe o Blog Tatic, pois trazemos conteúdos semanais para auxiliar o crescimento da sua empresa. Até breve!