Poder compreender melhor os hábitos de consumo e as preferências dos clientes no varejo é um dos grandes trunfos do segmento como um todo – e não apenas do modelo digital. 

A geração de dados acontece em diferentes pontos de contato com o consumidor, ampliando o volume de dados e exigindo maior foco gerencial.

É por isso que afirmamos que apenas gerar dados já não é suficiente: o varejo tem a obrigação de compreender como torná-los aplicáveis na prática.

Isso irá impactar em estratégias, no atendimento das necessidades atuais, no relacionamento com os clientes e em como a empresa vai se posicionar entre seus concorrentes.

Por isso criamos este material: você verá como é possível entregar novas e inigualáveis experiências aos clientes do seu varejo e ao mesmo tempo aprimorar sua gestão e suas estratégias, a partir do uso inteligente dos seus dados. Boa leitura!

Utilize os dados para oferecer melhores experiências aos clientes

O primeiro passo é entender que, mesmo em um ambiente físico e tradicional do varejo, a geração de dados acontece irrestritamente, pois hoje em dia existem inúmeras ferramentas e sistemas de apoio atrelados aos processos.

Temos o ERP e o CRM, por exemplo, ambos softwares gerenciais e de apoio comercial, que mantêm uma grande fonte de informações dos clientes.

Desse modo, ao alinhar uma solução de análise de dados no seu ambiente físico, você poderá  ter uma compreensão melhorada e dinâmica das abordagens comerciais ideais.

A seguir, você confere 2 exemplos de uso dos dados em prol do aprimoramento da experiência do cliente: compreensão do perfil de consumo e criação de estratégias personalizadas.

Compreensão do perfil de consumo

A cada venda e contato com o seu varejo, o cliente deixa “rastros” essenciais sobre como ele se comporta na hora de consumir, abrindo margem para novas oportunidades de converter mais vendas.

O histórico de compras e os relatórios com os gastos do cliente por categoria fornecem informações valiosas para tornar seu processo mais estratégico.

É como se você tivesse um mapa mostrando exatamente as preferências e hábitos de compra, o que possibilita entender melhor sua demanda, os diferentes impactos que acontecem sobre ela e muito mais – ampliando a margem para elaborar, por exemplo, campanhas direcionadas ao perfil do cliente.

Criação de estratégias personalizadas

Quem nos mostra a importância de utilizar os dados de forma inteligente é o relatório Connected Shoppers, disponibilizado pela Salesforce.

Nele constatamos que mais de 70% dos entrevistados estão inclinados a compartilhar informações e dados pessoais com o varejo, desde que obtenham em troca um serviço personalizado, agilizado e único, especialmente quando falamos em ambiente físico.

Portanto, agora você já possui um leque considerável de informações, digamos, mais “pessoais” do seu cliente. O próximo passo é analisar tudo isso com o objetivo de criar segmentações precisas. Nesse sentido, você pode levar em conta fatores como:

  •   Faixa etária
  •   Localização
  •   Interesses e hábitos de consumo
  •   Dados de comprar passadas, produtos adquiridos e frequência de consumo
  •   Canais de comunicação preferenciais, podendo ser e-mail, SMS, WhatsApp, chatbot, redes sociais

O cruzamento dessas informações origina um padrão explícito no comportamento de compra, facilitando a criação de estratégias únicas e pensadas em cada aspecto relevante.

Como a análise de dados ajuda na gestão do varejo

Aos poucos os varejistas têm compreendido que acompanhar as tendências de um mercado em constante evolução tecnológica é um fator decisivo para o sucesso.

Entretanto, outros ainda se agarram à ideia de que uma breve análise dos dados é suficiente para elaborar estratégias inovadoras. Saiba que a realidade – especialmente nos últimos meses, não se resume mais a esse processo.

A utilização dos dados para converter vendas demanda larga escalabilidade operacional, pois a geração de dados acontece em tempo real e é bastante acelerada.

Sendo assim, estimular procedimentos de análise de dados mais consistentes é a única alternativa possível. Isso nos leva diretamente à tecnologia de Data Analytics.

 

É um erro pensar que esse tipo de recurso se aplica apenas ao varejo digital: o digital pode até deter as rédeas da transformação, mas o varejo físico ainda é peça fundamental do segmento, ou seja, a ideia é que o futuro do mercado seja composto por uma atuação de ambas as vertentes comerciais.

E a análise de dados se posiciona como o eixo central dessa máquina irrefreável, chamada Transformação Digital.

2 formas de atrair e reter mais clientes em seu varejo

A análise de dados, em especial a análise preditiva, é a abordagem que permite prever demandas futuras e tendências comportamentais de compra.

Através de uma plataforma moderna de Analytics e Inteligência, seu varejo otimiza o processo de identificação dos clientes em alinhamento com a empresa. Dito isso, é o momento de conhecer 2 maneiras de vender mais.

Impulsione suas vendas com a análise preditiva de Analytics

Cada vez mais varejos – independentemente do porte, adotam tecnologias de Analytics para suas empresas.

Isso acontece porque grande parte já percebeu as suas vantagens intrínsecas na geração de valor ao cliente, bem como na melhora de processos e demandas operacionais físicas, como é o caso do aperfeiçoamento da gestão de estoque.

Por meio da análise de dados colhidos do fluxo diário, é possível ainda ganhar em visibilidade e projeção futura de vendas. Além disso, a precificação ganha novos traços, pois o varejo estabelece preços adequados, mediante análise dos históricos de vendas, por exemplo.

Tais aspectos são correlatos à experiência e percepção do cliente, já que com um estoque enxuto e preços atrativos, as chances de atender suas demandas a qualquer momento aumentam.

Oportunize o engajamento com seus consumidores

Podemos associar o engajamento dos clientes à coleta dinâmica e ativa de informações.

Utilizando-se de pesquisas e de comunicação aproximada em seu PDV, você alarga seu banco de dados e adquire mais informações para trabalhar ações direcionadas.

O valor está em transparecer ao consumidor como seu varejo faz bom uso de suas informações pessoais, convertendo em serviços, atendimentos e produtos realmente alinhados a suas preferências e necessidades.

 

Gerar dados no varejo é um processo que acontece o tempo todo, mas é a forma como sua organização lida com o armazenamento, interpretação e aplicação prática desses dados que conta para maximizar o sucesso no mercado.

Se você busca um parceiro para aprimorar a análise de dados em seu negócio, saiba que a Tatic tem exatamente a expertise e as soluções que você procura. Descubra o caminho assertivo para gerar mais resultados e vendas: fale com a Tatic!