O gerenciamento de dados em nuvem é a evolução do processo de captura, coleta, armazenamento e utilização estratégica das informações.

A intenção desse serviço para uma organização com crescente volume de dados é simplificar o armazenamento de dados em si sem perda de integridade e segurança, e também otimizar a conversão dos dados brutos em insumos para tomadas de decisão mais assertivas.

Contudo, a tecnologia cloud eleva ainda mais a importância e eficiência do Data Management e mostra como o recurso para gerenciar dados pode ser o diferencial para sua organização. Afinal, as empresas estão cada vez mais dependentes de suas informações para garantir a contínua geração de valor.

Considerando esse cenário, elaboramos este material para falar um pouco mais sobre o gerenciamento de dados em nuvem, além de apresentar 3 grandes motivos para considerar o investimento na tecnologia certa. Confira agora mesmo!

Como definir gerenciamento de dados em nuvem

O armazenamento e gerenciamento de dados em nuvem é um modelo capaz de armazenar dados e informações na internet, tudo através de um provedor conectado à rede em nuvem.

Ele tem como direcionamento o gerenciamento e a operação física para os dados como modelo de serviço. Além disso, o serviço é disponibilizado sob demanda, possui custos just-in-time e oferece escalabilidade.

Inclusive, aderir ao modelo faz com que a sua organização possa reduzir recursos com uma infraestrutura própria, que é o cerne do planejamento de investimento em gerenciamento de dados cloud.

Quão estratégico é o seu processo operacional?

O primeiro passo para compreender se sua empresa deve ou não evoluir seus processos de gerenciamento de dados para a nuvem é avaliar o nível estratégico atual do seu operacional.

Dessa forma, existem 4 perguntas que você deve se fazer para conseguir respostas indicando a realidade da sua organização:

Sua organização sabe quais dados possui atualmente?

Esse é um dos pilares para determinar a eficiência do seu gerenciamento de dados atual. Isso porque sua empresa é obrigada a conhecer os dados, saber como utilizá-los e, sobretudo, onde eles se encontram atualmente.

A realidade é que a geração de dados é massiva hoje em dia, especialmente porque o uso do digital cresceu exponencialmente nos últimos meses. Então, são distintas as fontes de aquisição de informações, exigindo cada vez mais rapidez das empresas.

Seu operacional acomoda as mudanças da expansão da camada de dados?

Como o processo de coleta, armazenamento, gerenciamento e disponibilização de informações acontece a todo o momento, e de forma progressiva, a organização deve ser capaz de assegurar o tempo de resposta adequado, mesmo em períodos de pico.

O monitoramento ininterrupto é uma estratégia que favorece consultas mais assertivas, mas sem causar impactos negativos na performance dos sistemas.

Podemos chamar isso também de escalabilidade, que é a capacidade de acompanhar novos fluxos de trabalho.

Sua empresa tem dificuldades para atender os requisitos de conformidade?

Se a gestão encontra gargalos recorrentes no cumprimento das conformidades e seus regulamentos, certamente sofre com baixa eficácia operacional. É verdade que essa demanda pode ser complexa, visto que os regulamentos sofrem constantes modificações.

Uma alternativa para reverter esse quadro é estimular menos complexidade no processo de revisão e identificação das informações. O grande objetivo é fomentar um procedimento seguro às informações pessoais, conhecidas como Informação Pessoalmente Identificável (PII). Afinal, é obrigatório que sua identificação, rastreabilidade e monitoramento aconteçam em conformidade às normativas de privacidade globais.

Reutilizar os dados para novas aplicações é algo complexo?

A reutilização dos dados é uma grande vantagem do gerenciamento de dados em nuvem, mas se a sua organização não consegue aplicar novos direcionamentos às informações, talvez seja o momento de avaliar as alterações cabíveis.

Essa ação deve acontecer de maneira ágil e consciente, pois do contrário, retira dos gestores o timing ideal para absorver análises sólidas dos dados.

Focar nesses 4 pilares mostrados anteriormente oferece aos gestores uma visão real do atual processo de gerenciamento de dados, algo crucial para compreender em definitivo como a nuvem é a tecnologia que viabiliza melhores resultados.

3 MOTIVOS PARA INVESTIR EM GERENCIAMENTO DE DADOS EM NUVEM

A lista de motivos para investir em Data Management Cloud é vasta, mas reunimos os 3 principais, pois entendemos que são os que mais impactam no operacional e no crescimento da organização.

Redução progressiva de custos operacionais

A primeira grande economia é resultado da diminuição no investimento em infraestrutura e servidores físicos para atender à crescente demanda.

Com o investimento enxuto direcionado apenas aos serviços necessários para o momento, é possível planejar melhor a distribuição dos recursos financeiros da empresa.

A automação da nuvem contribui significativamente  para a redução de custos, já que não reduz a necessidade de arcar com o alto custo de Gestores de Banco de Dados (DBAs) próprios, o que diminui os gastos operacionais.

Além disso, o ganho com eficiência operacional reduz o retrabalho e impulsiona  o desempenho dos processos, bem como a tomada de decisão sólida. Como bem sabemos, acertar nas decisões potencializa a saúde financeira e abre margem para o crescimento.

Torna seu crescimento escalável

Quando falamos em modelo de serviço por assinatura (SaaS) é importante ter em mente a possibilidade do dimensionamento dinamizado dos recursos.

Na prática, é utilizar os recursos do serviço de gerenciamento de acordo com a sua demanda diária.

Em outras palavras, os usuários se habilitam a provisionar o operacional para um estado “inerte”, mas com a possibilidade imediata de ampliar a demanda para períodos de pico e, sobretudo, retornar ao estado anterior logo que os processos retomam o volume normal.

Além de beneficiar a redução de custos mencionada acima, oferece poder de ação, uma vez que a flexibilidade operacional é menos dispendiosa e potencializa a implementação de estratégias mais robustas.

Maior segurança das informações

O serviço de Data Management na nuvem é capaz de “blindar” seus dados e informações.

Os servidores fazem uso da automação para permear os processos com métodos modernos de segurança, além de mecanismos que reduzem drasticamente os gargalos ocasionados por falhas humanas.

 

Veja como a tecnologia certa pode favorecer a sua empresa

Reduzir custos, se tornar escalável e ainda ter mais segurança das informações, são ingredientes imprescindíveis da receita do sucesso para sua organização.

Todavia, estes elementos são viabilizados somente por meio de uma solução pensada e desenvolvida para oferecer o melhor gerenciamento de dados. A Solução Tatic Dora, por exemplo, é norteada pelos seguintes recursos e benefícios:

  • Compressão de dados superior a 90%
  • Organização completa dos dados para total disponibilidade de informações transparentes e aplicáveis
  • Armazenamento inteligente dos dados
  • Facilidade com a busca rápida para executar grandes volumes de dados
  • Otimiza tempo e recursos humanos
  • Reduz expressivamente custos de TI e infraestrutura
  • Consolida a substituição de todos os sistemas legados
  • Maior flexibilidade e usabilidade
  • Aplicação inteligente de recursos em nuvem que potencializam resultados

Portanto, se você busca se posicionar no mais alto nível da transformação digital, certamente precisa conhecer a solução que vai transformar a sua empresa.

 

O gerenciamento de dados em nuvem é o futuro das empresas que lidam com volumes consideráveis de dados, isso é um fato. Trata-se apenas de uma questão de quando a sua empresa será obrigada a investir na tecnologia.

Se considerarmos as mudanças dos últimos tempos, diríamos que a “janela para investir” tem se estreitado a cada dia, ou seja, há certa urgência em avaliar essa questão com tempo hábil para implementar as mudanças. Esperamos ter apresentado neste material bons motivos que o façam analisar o Data Management Inteligente de forma priorizada, além é claro, de trazer dicas e informações realmente relevantes para otimizar seus processos.

Para saber mais sobre o assunto ou se busca esclarecer dúvidas, não deixe de falar com os especialistas da Tatic