Entre as muitas vantagens obtidas com o gerenciamento inteligente de dados, podemos citar o melhor embasamento para a tomada de decisão; a irrefutável redução dos custos; os ganhos em inteligência comercial; o aprimoramento da capacidade analítica do negócio – refletindo em acompanhamento da evolução do mercado, maior conhecimento da jornada de compra do seu público e, sobretudo, ampla interpretação dos principais dados da sua organização.

Sendo assim, se você depende da perspectiva de informações transparentes, aprofundadas e críveis, certamente o Data Management é imprescindível para seu crescimento. Mas, na prática, quanto você sabe sobre o tema? E se você tivesse um guia para maximizar seu entendimento, ajudaria?

Então, saiba que o material que está prestes a ler é um guia completo que falará, entre muitas coisas, sobre a compressão, armazenamento inteligente, como a alta disponibilidade no acesso aos dados é crucial, além de abordar a importância da organização por meio de indexadores. Você não pode deixar de acompanhar. Vamos lá!

Vantagens do gerenciamento inteligente

Batemos constantemente na tecla de que os dados são realmente o novo petróleo – vide a evolução de empresas focadas em alta tecnologia para data management, independente de porte, segmento e objetivos.

O peso do gerenciamento para cada tipo de empresa pode ser diferente.O que rege a necessidade pelo serviço é o nível de dependência dos dados e o tamanho do volume de informação gerado ao longo dos processos, pois é isso que determina o quão urgente você precisa aderir a uma solução.

Utilizando-se de inteligência artificial ao gerir Big Data para análises complexas e aprofundadas (Data Analytics), alta capacidade de compressão e disponibilidade de dados “traduzidos”, o gerenciamento inteligente é o protagonista das ações bem estruturadas para lidar com dados em empresas como as do segmento de Telecom, por exemplo.

Com ele, é possível captar cada vez mais dados, comprimi-los com qualidade, armazenar com segurança e ter como resultado um panorama seguro de quais estratégias podem ser mais impactantes para o negócio. Isso viabiliza diversas vantagens como:

  •   Evolução estratégica da tomada de decisão;
  •   Otimização completa do fluxo operacional;
  •   Estimulante redução dos gastos ao longo dos processos;
  •   Melhorias consideráveis na segurança da informação;
  •   Diminuição ou quase eliminação dos erros, visto que a automatização na compilação dos dados favorece ajustes em tempo real;
  •   Mais assertividade nos planejamentos comerciais;
  •   Maior domínio sobre os dados;
  •   Redução da redundância e incoerência das informações.

Tenha mais resultados na organização com indexadores

Hoje em dia não basta apenas contar com qualquer sistema de gerenciamento de dados. É imperativo que a solução ofereça completa agilidade no acesso às informações, isto é, um tempo de resposta baixo e precioso para os resultados.

O objetivo é que as consultas aos dados de um cliente ou a um conjunto de consumidores, por exemplo, sejam ágeis o suficiente para otimizar sua aplicação – por exemplo, em estratégias de relacionamento, desenvolvimento de ofertas e produtos e outros movimentos que favoreçam a retenção e fidelização à marca. Por outro lado, o impacto é preocupante quando o sistema não dispõe desse recurso.

Entre as principais vantagens da organização com indexadores, podemos apontar a melhora gritante na performance das buscas, a possibilidade de identificar com rapidez informações específicas de um objeto e a busca ordenada sem a necessidade de fazer a ordenação em si.

Além disso, há a eliminação de redundâncias e replicação desnecessária de dados, evitando inconformidades na base de dados.

Vale ressaltar, porém, que nem toda solução oferece a indexação adequada. Uma ferramenta voltada para a eficiência de dados precisa equilibrar grandes volumes de dados com a otimização do espaço para armazenamento com compressão eficiente e a manutenção contínua dessa base.

Na Solução Tatic Dora, por exemplo, há um equilíbrio perfeito entre esses elementos. Por meio do seu módulo de pesquisa organizado por indexadores é possível realizar análises comparativas em instantes e relatórios batch com alta performance. Estas são capacidades referenciais na hora de pesquisar a solução mais aderente ao seu negócio.

Como o armazenamento inteligente favorece seu operacional?

Como é a demanda da sua empresa? Costuma ter problemas com a grande geração de dados e a lida diária com eles?

E na hora de localizar uma informação específica com grande potencial para converter uma venda considerável ou mesmo ser o gancho para fidelizar um grupo de clientes, é simples ou a complexidade impede seu crescimento?

Sabe o que estas perguntas têm em comum? O modelo de armazenamento atual das suas informações. Isso porque em uma ambiente de mercado de competitividade acirrada, acentuada pela pandemia e consequente crise, a agilidade da tomada de decisão e na interação com o consumidor podem ser determinantes para o sucesso ou fracasso de uma estratégia, não é mesmo?

Por isso, o armazenamento inteligente influencia na utilidade que os dados têm para a sua organização prosperar. Então, se você não consegue acessar, organizar ou analisar com eficácia, de nada resolve investir nesse tipo de gerenciamento.

Muitas soluções de armazenamento convencionais não foram desenvolvidas para focar nesse aspecto. Em suma, você acaba com dados relevantes ocultos ou desvalorizados, mas não bastasse esse gargalo, os recursos da organização são mal aproveitados.

Sistemas com armazenamento inteligente, como é o caso do Tatic Dora, eliminam todas as barreiras que antes impediam você de acessar com clareza seus dados, e mais, possibilitam integração de verdade com suas necessidades e fluxos de trabalho, a fim de remanejar alterações e facilitar a gestão e suporte em tempo real.

Sua empresa precisa de alta disponibilidade de acesso aos dados

Que a alta disponibilidade é essencial para a performance otimizada, não há dúvidas. E mais: é preciso compreender com clareza quais processos da sua empresa precisam mais de alta disponibilidade. Isso evita gargalos futuros, conferindo mais assertividade ao uso de dados e potencializando diferentes aspectos operacionais e estratégicos.

Podemos entender a disponibilidade como sendo o nível de acessibilidade de um serviço, aplicação ou demanda. No caso do gerenciamento inteligente de dados, a eficácia desse processo é mensurada pela percepção real do negócio em como enxerga com transparência suas informações e, sobretudo, como extrai resultados disso.

É justamente por isso que a Tatic prioriza o alto nível de disponibilidade da nossa solução. Nossos serviços são pautados em:

  •   Alta confiabilidade do sistema;
  •   Taxa expressiva de recuperabilidade nos processos;
  •   Detecção agilizada de potenciais gargalos;
  •   Operacionalização irrestrita da solução.

Afinal, estes são aspectos inerentes a um serviço com alta disponibilidade.

Dessa maneira, a organização tem sempre acesso ágil aos dados, desfrutando de vantagens que podem se tornar o seu diferencial competitivo no mercado. Veja os principais benefícios:

  •   Alta tolerância e reatividade aos potenciais gargalos operacionais, gerando a continuidade do processamento e aplicação de dados;
  •   Em um cenário pouco provável de erros, há margem para a recuperação em tempo hábil;
  •   Ampla segurança das informações, evitando perda de informação ou dados corrompidos;
  •   Garantia de usufruir das práticas mais modernas e eficientes do mercado para o gerenciamento de dados;
  •   Monitoramento ativo e constante de possíveis problemas;
  •   Em situações em que há a necessidade de mudanças e adequações operacionais, seu processo está assegurado de acompanhar essa nova demanda.

O cenário é claro: não há como fugir do gerenciamento de dados. Cedo ou tarde esse serviço poderá ser o que separa você do pleno crescimento.

Tenha você uma demanda pequena, média ou grande quanto à gestão dos dados, saiba que o caminho para extrair insights e conhecimentos que aproximam você do público-alvo e para alcançar mais performance em seus processos é o Data Management eficiente.

Não sabe por onde começar? Precisa dar um upgrade em seu sistema atual? Quer que seus dados trabalhem para você? Então, converse com a Tatic: temos soluções na medida para seu negócio! Aguardamos você e até breve!