Você tem priorizado os recursos da análise de dados no varejo? Essa tecnologia está na lista de investimentos do seu varejo?

E se disséssemos a você que existem inúmeros benefícios que seu negócio pode estar deixando de aproveitar? Aliás, sabia que não ter um sistema de Data Analytics em seu varejo pode comprometer seu posicionamento no mercado?

Se você estava em busca de respostas a estas perguntas, saiba que este conteúdo pode trazer insights para transformar seus processos e estratégias.

Portanto, não deixe de acompanhar até o final para conhecer as principais vantagens que vão mudar o rumo do seu varejo. Afinal, acompanhar as tendências do mercado é o ponto de partida para se consolidar entre os concorrentes. Vamos lá!

ANÁLISE DE DADOS NO VAREJO: 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

1. Favorece o fortalecimento da competitividade no mercado

O varejo que conhece em detalhes o seu operacional dispõe de uma visualização ampla das informações dos clientes e é capaz de converter a interpretação dos dados em estratégias claras e objetivas é aquele que se destaca como altamente competitivo.

Nesse sentido, os relatórios gerados por uma solução completa de análise de dados no varejo empoderam a tomada de decisão dos gestores. Eles passam a compreender o panorama atual da empresa, identificam quais melhorias são bem-vindas e, sobretudo, podem focar em ações que enriquecem a experiência do consumidor.

Essa combinação é o alicerce que impulsiona o negócio no mercado e potencializa uma atuação arrojada e inovadora.

2. Mais produtividade

A produtividade no varejo é um dos fatores que mais pesam para o progresso do negócio, especialmente se a empresa atua em um concorrido segmento.

Ao trabalhar com um panorama mais claro a partir da análise de dados, seu varejo também ganha em agilidade e assertividade de processos, com uma operação mais bem estruturada e a antecipação de estratégias, produtos e serviços, antes mesmo de a concorrência cogitar algo parecido.

Com a análise preditiva, é possível prever níveis de consumo e das tendências de compra – tudo a partir do foco direcionado à compreensão das informações obtidas em históricos de compras, por exemplo. E isso faz toda a diferença no gerenciamento em diferentes níveis.

3. Assertividade no investimento em estratégias de Marketing

Não há nada mais frustrante – tanto financeiramente quanto estrategicamente – do que investir rios de dinheiro em ações de Marketing, mas não alcançar os resultados esperados.

Esse cenário adverso é um indício de que falta lapidar as informações que sua empresa detém sobre seus processos e clientes. Por outro lado, quando você analisa antes de colocar recursos, a taxa de assertividade e o retorno sobre o investimento tendem a melhorar consideravelmente.

Como sabemos, entregar uma comunicação em sintonia com as preferências e expectativas do seu consumidor é a chave para estimular mais valor à marca. No entanto, vale ressaltar que isso se torna inviável sem o Analytics como eixo operacional.

4. Contribui para personalização da experiência do consumidor

Quando falamos em experiência do cliente no seu varejo, é essencial associá-la com a qualidade no atendimento, com a agilidade na prestação de serviços, com a atenção ao pós-venda e, acima de tudo, com oferta de produtos e benefícios alinhados às suas necessidade.

Todos estes elementos convergem em aumento da fidelização, do número de vendas e de faturamento. Podemos listar certas funcionalidades que uma solução de análise de dados no varejo proporciona:

  •   Dados online e respostas rápidas
  •   Fortalecimento das estratégias e planejamento
  •   Maiores chances de oferecer experiências de valor
  •   Informações realmente aplicáveis aos seus processos
  •   Total integração a canais de relacionamento

Portanto, o caminho para aprimorar a experiência do consumidor é conhecê-lo a fundo. É traduzir aquilo que chamamos de dados brutos em inspiração para fazer a diferença em sua jornada de compra.

5. Amplia a segurança do armazenamento de dados

Sistemas de análise de dados, principalmente os baseados em tecnologia na nuvem, são compostos por inúmeras camadas de segurança.

Logo, temos a criptografia de ponta e o controle dos níveis de acesso, garantindo total integridade e proteção da sua informação.

Plataformas com recursos em nuvem utilizam tais mecanismos de segurança, além de recursos de backup automáticos. Por conseguinte, seus dados estão sob constante vigilância e podem ser utilizados sempre que a necessidade surgir.

 

Esperamos ter apresentado benefícios que realmente mudem a maneira como você enxerga a análise de dados no varejo hoje.

Tatic está de prontidão para o que você precisar, uma vez que dispõe da tecnologia certa e gerenciada por profissionais com experiência em fazer a diferença para o crescimento empresarial. Acompanhe o Blog Tatic para mais dicas!