Empresas de todos os setores econômicos estão investindo capital em software e hardware que lhes permitem prestar um melhor atendimento ao cliente.

Nos momentos em que uma grande quantidade de dados corporativos é manipulada, é importante ter ferramentas para tomar as melhores decisões de negócios, fornecer atendimento eficiente ao cliente e ter rapidez e segurança na hora de cumprir leis – como é o caso do CDR (Call Detail Record).

São gerados teras e teras de CDRs por dia nas empresas de Telecom e a legislação exige que se mantenha histórico de 5 anos destes registros gerando um repositório gigante com estes dados. A TATIC tem uma solução para reduzir em 90% o consumo de storage e, ainda assim, ter esse dados disponível e online. Conheça mais do DORA no nosso site.

O que é o CDR

O CDR, ou registro detalhado de chamada é um registro que contém diversas informações sobre o uso de uma linha telefônica, por exemplo: o número que realizou a chamada, o número que recebeu a chamada, data e hora de início da chamada, duração da chamada, falhas de conexão encontradas, endereço de IP na situação de conexão, entre outros.

O CDR é produzido por uma conexão  telefônica. Por meio dele, são mantidos registros de todas as chamadas telefônicas e seus detalhes. Além disso, são gravadas todas as mensagens de texto transferidas pelos dispositivos.

Todos esses dados são geralmente analisados ​​para aprimorar a oferta de serviços ao cliente, com mais eficiência produtiva e melhor uso do tempo de trabalho.

Principais benefícios do CDR

  • CDR possibilita à indústria Telecom utilizar suas informações na tarifação e geração de faturas, assim como, provê registros de utilização de sua rede. Eles são utilizados pelas Telcos no detalhamento das chamadas, cobrança de chamadas, pesquisas, dentre outras possibilidades como localização do usuário e é também a fonte de dados para contestação de chamadas.
  • É uma fonte de informações usada em ações judiciais, para determinar certos padrões de comunicação, detectar o as conexões realizadas pelos usuários, permitir o monitoramento de um determinado número de celular e muito mais. A legislação brasileira exige que as operadoras de telefonia armazenem  os CDR´s de todos os seus usuários durante 5 anos. Por isso, é altamente recomendável um serviço de armazenamento eficiente, rápido e que permita fácil recuperação de dados para cumprir obrigações legais e evitar problemas futuros.
  • Algumas outras funcionalidades que utilizam-se dos dados de CDRs, nas Operadoras de Telecom, são: análise de disputas (contestações dos usuários junto às Operadoras), rastreio de comportamento de utilização, pelos usuários, e registro do uso da estrutura telefônica.
  • Possibilitam às Operadoras a análise de suas redes, através de informações que apontem alta utilização em determinada área ou, baixa utilização, resolvendo essas situações com a devida adequação da rede à demanda existente.

Esse tipo de registro é feito em tempo real e pode ser armazenado em arquivos seguros. Manter o armazenamento correto dos CDRs pode, além de fazer com que a companhia esteja alinhada às leis vigentes, facilitar na hora de obter e entregar a informação correta em diferentes situações, permitindo agilidade e precisão aos colaboradores no cumprimento de processos.