Sim, é possível e os aplicativos em nuvem se tornaram protagonistas de grandes transformações nos processos empresariais! Estes recursos inteligentes atuam para simplificar as demandas ao longo de todo o fluxo de trabalho, especialmente no gerenciamento de dados.

A aquisição, armazenamento, compartilhamento e acesso imediato das informações viabilizam a criação de táticas operacionais de alta aplicabilidade. E o foco deste conteúdo é abordar a possibilidade de eliminar lacunas de eficiência a partir da cloud computing.

Afinal, se os gestores da sua organização apontam constantes “gaps” nos procedimentos, talvez seja o momento de focar em mais capacidade tecnológica. Acompanhe a leitura até o final para informações que podem influenciar na competitividade da sua empresa no mercado!

Aplicativos em nuvem: elimine lacunas de eficiência com a tecnologia

Se 2020 nos mostrou algo inevitável, certamente foi a consolidação sem precedentes da transformação digital em todos os segmentos e portes empresariais.

Estruturada em grande parte na tecnologia cloud, a digitalização aponta os recursos e aplicativos em nuvem como indispensáveis para se manter à frente dos concorrentes.

Nesse sentido, é importante associar a utilização desses aplicativos como uma forma de substituir massivos conjuntos de hardware (sistemas legados): a empresa troca a necessidade de pesados investimentos em TI por recursos leves, flexíveis e com alto desempenho.

E quando falamos em Data Management, a aplicação de recursos em nuvem é realmente central, pois converte as lacunas existentes em escalabilidade que atende à flutuante demanda diária do negócio.

Se antes a empresa dependia de recursos físicos próprios e de complexo centro de processamento de dados, em um cenário de pressão por crescimento, agora tudo pode ser mais simples com os aplicativos em nuvem.

Tal afirmação faz sentido diante de informações como as apresentadas pela Exame, que apontam  um crescimento de 12,2% na presença da TI no mercado em 2020.

Além da redução drástica das lacunas na eficiência operacional, outros elementos são estimulados, como maior segurança (alta criptografia) e democratização do uso a todos os envolvidos nos processos, contribuindo para máxima produtividade.

O que faz dos aplicativos em nuvem o caminho para preencher lacunas de produtividade?

A importância dos apps em nuvem é resumida nas características que compõem a tecnologia cloud:

Tecnologia multiplataforma

A ponte que liga todos os profissionais e demandas ao fluxo de trabalho é uma conexão segura à internet. Dessa maneira, é possível utilizar os aplicativos cloud através de múltiplos dispositivos, ampliando assim a mobilidade e eficiência estratégica.

Totalmente sob demanda

A tecnologia empodera os profissionais com alta capacidade tecnológica. Assim, não é necessário contar com profissionais específicos e adicionais, como de TI, pois toda a provisão do servidor e do armazenamento na rede está ao alcance facilitado.

Alta flexibilidade operacional

A principal razão de os aplicativos em nuvem, de fato, preencherem as brechas de eficiência, está na dinamização da experiência dos usuários diante dos processos.

A partir da consideração inicial das demandas em relação à aplicação real, a tecnologia oferece escalabilidade  e flexibilidade de dimensionamento dos recursos. Assim, independentemente da demanda, o usuário sabe que está amparado a atender qualquer processo rapidamente.

Principais facilidades dos aplicativos em nuvem para as demandas de TI

Assim como em todo recurso baseado em alta tecnologia, os aplicativos cloud trazem um leque notável de facilidades que contribuem para uma tomada de decisão mais acertada. Veja as principais:

  1. Armazenamento e gerenciamento de dados: toda informação é armazenada em nuvem, reduzindo custos com infraestrutura e melhorando a performance.
  2. Mobilidade e alta disponibilidade: o operacional não está mais restrito ao ambiente físico, pois há disponibilidade ampliada, ou seja, mais eficácia no fluxo de trabalho.
  3. Maior segurança dos processos: seguindo as principais normas internacionais de segurança, a cloud oferece alto padrão de qualidade em segurança com padrões de mercado.

Portanto, os aplicativos em nuvem seguem os mesmos parâmetros de recomendadas soluções para gerenciamento de dados, a fim de ter maior autonomia sobre os processos.

Sendo assim, seu investimento pode resultar em features adicionais que trazem ainda mais resultados para sua organização.

A tecnologia em nuvem é mais uma forma de promover a transformação digital – algo essencial para os próximos meses, que serão cruciais para determinar uma retomada promissora. E se você quiser falar sobre isso, a Tatic se coloca à disposição para auxiliar da melhor maneira possível!

Não deixe de acompanhar nosso blog e redes sociais, pois trazemos sempre conteúdos importantes para seu negócio!