Cada dia mais os empreendedores têm entendido que os dados são verdadeiros instrumentos de valor e, por consequente, têm também direcionado mais recursos à segurança no gerenciamento de dados.

Seja pela sua importância no estímulo ao desempenho operacional e estratégico, ou como uma maneira de conquistar mais espaço no mercado, o tratamento adequado dos dados caminha lado a lado com grandes oportunidades para alavancar resultados.

Entretanto, precisamos transpor qualquer primeira impressão de simplicidade em seu gerenciamento.

Devemos realmente enxergar como o universo digital no Brasil se mostra desafiador quando o assunto é garantir uma gestão eficaz e pautada na segurança.

Portanto, você verá neste conteúdo 5 dicas que podem auxiliar seu negócio a absorver mais resultados da análise e compreensão dos dados. Confira!

SEGURANÇA NO GERENCIAMENTO DE DADOS: 5 DICAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

1. Invista na automatização dos processos para evitar duplicidades

A automatização é uma das grandes maravilhas tecnológicas, pois impacta diretamente na eficiência operacional das organizações.Conforme uma empresa automatiza seus processos, mais eficazes e sólidos se tornam.

Por consequência, a geração de dados nesse contexto acaba crescendo exponencialmente, o que implica em um planejamento para gestão ainda mais completo.

Sendo assim, quando a empresa não dispõe de um sistema para gerenciar dados, o banco de informações pode sofrer com falta de organização. E como sabemos, sem organização se torna complexo alcançar um processo de gerenciamento qualificado, podendo levar, por exemplo, à duplicidade das informações.

Na prática, isso ocasiona acúmulo desproporcional, dificulta o processo de gerenciamento e, sobretudo, desfavorece a extração de insights vantajosos.

Portanto, a deduplicação é um importante passo à segurança no gerenciamento de dados, uma vez que elimina dados redundantes.Também abre margem para utilizar o espaço de armazenamento conscientemente, a fim de reduzir desperdício de recursos, gerar mais economia de tempo e dinheiro e ampliar a eficácia da análise dos dados, fator crucial para tomar melhores decisões.

2. Arquitete a construção do armazenamento ideal para seu negócio

Este passo é essencial não somente para a segurança dos dados, mas também para o gerenciamento com um custo reduzido.

Para que não seja preciso elaborar estratégias complexas de migração de dados, é essencial identificar a melhor estrutura de armazenamento.

Além de evitar upgrades recorrentes e desnecessários, seus processos passam a ter mais agilidade.

Todavia, existem certos elementos a considerar para aderir à arquitetura ideal. Conheça alguns:

  1. Considere a simplicidade e efetividade do armazenamento;
  2. Realize um comparativo entre performance e os aspectos acima;
  3. Defina quais benefícios operacionais e econômicos terá a longo prazo;
  4. Estabeleça a imprescindibilidade da tecnologia em nuvem como arquitetura principal do negócio.

Leia tambémComo alcançar desempenho estratégico e operacional com armazenamento inteligente de dados?

3. Controle todas as rotinas de TI para criar um fluxo de processos eficiente

O controle das rotinas de TI é um procedimento inerente ao sucesso da segurança no gerenciamento de dados da empresa. É a melhor maneira de assegurar que todas as ações planejadas estão sendo cumpridas à risca pelo operacional.

Desse modo, vale ressaltar que tal controle gera importantes aspectos que devem ser analisados pelo gestor. O intuito aqui é identificar o nível de performance das ferramentas e sistemas tecnológicos através dos departamentos, gerando amplo panorama.

Podemos, portanto, dizer que as rotinas de TI, seus profissionais e gestores, têm um papel fundamental em garantir que cada inovação seja implementada e esteja surtindo o efeito esperado no escopo operacional da organização.

4. A cultura organizacional deve acompanhar esse cenário de mudanças

Um erro muito comum quando falamos em gerenciamento de dados, digitalização e maior segurança, é achar que apenas tecnologia basta.

Embora seu peso seja imensurável para melhorar processos e estimular resultados, a verdade é que a cultura organizacional deve acompanhar.

Pense da seguinte forma: como uma gestão empresarial pode potencializar o aproveitamento de suas tecnologias quando os envolvidos não compreendem seu funcionamento, seu valor operacional e estratégico e como elas se encaixam no dia a dia e nos objetivos da empresa?

Isso pode inviabilizar o projeto de ampliação da segurança no gerenciamento de dados.

Conscientizar, orientar, estabelecer parâmetros de acesso e uso e procedimentos alinhados aos novos paradigmas de segurança no gerenciamento de dados são medidas fundamentais para envolver a organização como um todo nesse cenário em evolução.

5. Escolha uma plataforma de gerenciamento de dados de alta performance

Esse é o momento mais delicado para o decisor. Encontrar a plataforma de gerenciamento de dados ideal pode ser uma tarefa árdua. Isso acontece porque o mercado possui diversas possibilidades, mas nem todas oferecem aderência ou escalabilidade de que você precisa.

Analisando a Solução Tatic Dora, por exemplo, pode-se ter um panorama real do que deve considerar em recursos operacionais, pois aqui você encontra:

  1. Otimização de tempo e recursos humanos;
  2. Redução expressiva de custos de TI e infraestrutura;
  3. Total substituição de sistemas legados;
  4. Cumprimento confiável das normas legais de fornecimento de informações armazenadas;
  5. Altas taxas de compactação;
  6. Escalabilidade para o crescimento do seu negócio;
  7. Ampla integração a outras ferramentas e plataformas.

Tenha estes elementos como bússola na hora de pesquisar a melhor solução para mais performance e segurança no gerenciamento de dados.

Qual o momento certo para investir em gerenciamento de dados?

O momento ideal para realizar o investimento em uma plataforma é ao notar os menores sinais de que o operacional já não acompanha mais o crescimento do negócio. Ou ainda, quando perceber que seus dados não oferecem mais uma visão sistêmica da organização, afetando os resultados.

Além do mais, se você não dispõe de dados online e respostas rápidas, esse é um indício de que está na hora de inovar.

Para todos os cenários acima e mais, saiba que a Tatic possui precisamente o que está faltando para sua empresa decolar no mercado. Acesse para saber mais, compartilhe as dicas e nos vemos em breve!